Família aproveita o dia de lazer no parque do Ibirapuera
Foto: Wanderson Marchetti/Flickr/(cc)
O estado de São Paulo ficou pela segunda vez consecutiva em primeiro lugar no ranking de "estados do futuro" da América do Sul. Na segunda colocação encontra-se a área metropolitana de Buenos Aires, duas posições acima em relação ao levantamento anterior, com destaque nos campos de investimentos de ponta e educação superior.
O ranking traz o estado do Rio de Janeiro em terceiro, o do Paraná em oitavo e o Rio Grande do Sul em nono. Minas Gerais e Santa Catarina aparecem em décimo segundo e décimo terceiro, respectivamente.
A lista é divulgada a cada dois anos pela FDI Magazine, uma revista bimestral do grupo Financial Times (FDI é a sigla em inglês para "Foreign Direct Investment", investimento estrangeiro direto).
Ao todo, 133 localidades foram analisadas com base em dezenas de dados quantitativos em cinco categorias: Potencial Econômico, Capital Humano e Estilo de Vida, Infraestrutura, Ambiente de Negócios amigável e Custo-Benefício.
Destaques
A publicação chama a região de Campinas de "Vale do Silício Brasileiro" e destaca que a maior proporção de investimentos no estado foi nos setores de software e inteligência da informação, responsáveis por 17% de todos os projetos.
São Paulo teve a maior atração de projetos de pesquisa e desenvolvimento. Elas atingiram o pico em 2012, caíram 55% em 2013 e desde então foram se recuperando gradualmente.
Nenhum outro estado sul-americano é tão amigável aos negócios e tem tantas instituições de ensino superior quanto São Paulo. Esse último item garantiu a liderança na categoria "Capital Humano e Estilo de Vida".
SP também lidera em "Potencial Econômico", com o Rio de Janeiro em segundo lugar. Buenos Aires lidera em "conectividade", seguido pelos dois estados brasileiros.
Em termos de estratégia de atração de investimento estrangeiro, o vencedor entre 28 inscritos foi o Paraná. De acordo com a publicação, o estado colhe os resultados de um aumento de 55% em 2016 no orçamento da agência responsável pela questão.
Veja o top 15 estados do futuro da América do Sul, segundo a FDI Magazine:
1) São Paulo (Brasil)
2) Cidade Autônoma de Buenos Aires (Argentina)
3) Rio de Janeiro (Brasil)
4) Bogotá (Colômbia)
5) Metropoliana de Santiago (Chile)
6) Antofagasta (Chile)
7) Província de Buenos Aires (Argentina)
8) Paraná (Brasil)
9) Rio Grande do Sul (Brasil)
10) Lima (Peru)
11) Atacama (Chile)
12) Minas Gerais (Brasil)
13) Santa Catarina (Brasil)
14) Montevidéu (Uruguai)
15) Atlantico (Colômbia)
- Baixe o ranking na íntegra (em inglês) -
(Via Exame.com)
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!