Com a separação das cinco toneladas de lixo orgânico geradas pelas 33 lojas por mês, três toneladas são transformadas em adubo
Fotos: Divulgação
As redes de supermercado costumam ser as maiores responsáveis por gerar o lixo orgânico, aquele que não pode ser reciclado, todavia, serve como adubo.
Nesse sentido, a rede de supermercados Zona Sul, do Rio de Janeiro, decidiu transformar o lixo orgânico gerado em suas lojas em adubo.
Segundo Fortunato Leta, diretor-presidente da rede de supermercados, fazer todo esse processo ainda é caro, e jogar o lixo no aterro sanitário é muito mais barato, mas eles precisavam retribuir para a sociedade e diminuir a carga de resíduos gerada.
Entende-se por lixo orgânico materiais de origem biológica, como restos de alimentos e bebidas, plantas e animais mortos, que em seu processo de decomposição produzem o chorume, que pode provocar a contaminação de solo e águas. Daí a importância de fazer a compostagem, que é o processo de transformação de matéria orgânica em adubo, com a ação de bactérias em alta temperatura.
Com a separação das cinco toneladas de lixo orgânico geradas pelas 33 lojas por mês, três toneladas são transformadas em adubo.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!