Feita de papelão, a Catedral de Christchurch, na Nova Zelândia, recebe até 700 pessoas
Fotos: Divulgação
Por ONU Brasil
O tema de cidades sustentáveis tem crescido nos últimos anos à medida que os centros urbanos recebem cada vez mais pessoas e utilizam cada vez mais recursos, e, consequentemente, tornam-se caóticos. Assim, o planejamento urbano e a elaboração de soluções sustentáveis tornam-se necessários para melhorar a qualidade de vida nos municípios.
Em evento sobre construções sustentáveis atuais, o renomado arquiteto japonês Shigeru Ban comentou sobre soluções inovadoras para a arquitetura urbana em seminário realizado na sexta-feira, 13 de setembro, no Rio de Janeiro. O encontro no Rio+ (Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável) contou também com a presença da ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira.
Pavilhão de Papel, em Madrid, conta com seis colunas de papel reciclado
Conhecido pela utilização de recursos sustentáveis, como de tubos de papelão, na elaboração de grandes estruturas, Ban foi consultor do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) na década de 1990, tendo fundado a ONG “Voluntary Architects’ Network” (VAN) em 1995 a fim de usar ideias arquitetônicas para projetos de ajuda humanitária em casos de desastres no mundo.
Entre as obras do arquiteto, estão a “Catedral de Papelão”, na Nova Zelândia e o “Pavilhão de Papel”, em Madri, além de abrigos no Haiti, escolas na China e até uma ponte na França.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!