Documento sugere que a escassez hídrica da Cantareira está relacionada à estiagem e ao baixo volume de água armazenado
Foto: Tom Raftery
Um documento divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) cita oficialmente, pela primeira vez, a possibilidade de um rodízio de água este ano na região metropolitana de São Paulo. Metade dessas cidades é abastecida pelo Sistema da Cantareira, que nesta quarta-feira, 9 de abril, registrou mais um novo recorde negativo: o nível baixou de 12,7% para 12,5%.
O Relatório Anual de Sustentabilidade de 2013, publicado no final do mês passado, afirma que medidas drásticas poderão ser tomadas. “Se as chuvas não retornarem a índices adequados e, consequentemente, os níveis dos reservatórios não forem restabelecidos, poderemos ser obrigados a tomar medidas mais drásticas, como o rodízio de água”.
O documento sugere que a escassez hídrica da Cantareira está relacionada à estiagem e ao baixo volume de água armazenado. “A seca se agravou no final de 2013 e início de 2014, com as precipitações bem abaixo da média histórica, resultando em uma redução do nível dos reservatórios durante a estação das chuvas, entre outubro e março, no Sistema Cantareira”, informa o texto.
Um inquérito civil do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) aberto esta semana vai apurar se houve erros de gestão da Sabesp. Há suspeita de falhas na precaução contra as adversidades climáticas. O contrato de outorga vence no próximo dia 5 de agosto e sua renovação é vista com cautela por parte da Agência Nacional de Águas (ANA).
Na portaria sobre a atual outorga, emitida em 2004 pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) do estado, consta que a Sabesp deveria providenciar estudos e projetos para reduzir a dependência do Sistema Cantareira e garantir o abastecimento.
A assessoria de imprensa da Sabesp informou que está elaborando nota para comentar o assunto.
Consequências
Desde a última semana, cortes diários de água têm alterado a rotina da praça Roosevelt, no centro de São Paulo, fazendo com que atores de teatro fiquem sem banho depois das peças e donos de bares despachem os clientes mais cedo.
Segundo eles, as torneiras secam pelo menos entre a meia-noite e às 9h, o que afeta o funcionamento dos bares e teatros da praça, um dos principais redutos da boemia da cidade.
De acordo com a Sabesp, "devido à manobras técnicas operacionais", que transferiram o abastecimento de alguns bairros do sistema Cantareira para os sistemas Guarapiranga e Alto-Tietê, "poderão ser constatadas eventuais intermitências pontuais" no fornecimento de água da região central.
As batalhas por alimento e água devem eclodir dentro de cinco a dez anos, devido ao efeitos das mudanças climáticas, segundo projeção recente do presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim. Ele pediu que ativistas e cientistas trabalhem em conjunto para criar uma solução para este problema global, e usou o exemplo do HIV para demonstrar como a união de esforços pode resultar em soluções mais rápidas e mais eficazes.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!