O jovem francês Jéremy Marie conseguiu viajar por 71 países fazendo um percurso de 161 mil quilômetros, durante cinco anos e meio - tudo isso pedindo carona. Além de carros, Marie teve a oportunidade de andar em mais de mil veículos, entre trens, motos, caminhões, tratores, navios de carga, barcos a vela, avião (cortesia de uma empresa aérea) e até sobre um burro. "Em tudo o que se move", brinca.
A viagem durou cinco anos e meio
Fotos: Arquivo Pessoal/Jéremy Marie
O Tour du Monde en Autostop (Volta ao Mundo de Carona) teve início em 2007 e terminou em março de 2013, quando o aventureiro completou 29 anos. Segundo Marie, a escolha de viajar nessas condições foi dele mesmo, pois é sustentável e econômica. Ao todo, ele gastou cerca de R$ 36,8 mil - menos do que gastaria vivendo durante cinco anos na Europa.
As hospedagens do francês geralmente ocorriam por meio da rede Cousurfing, na qual os usuários oferecem ‘sofás’ ou outros espaços disponíveis para hospedar pessoas. O curioso é que, em uma dessas experiências na Indonésia, Maria conheceu sua atual namorada.
Para quem tem receio desta forma de viajar, o jovem afirma nunca ter sido violentado e frisa que os pedidos de carona também serviram como um "filtro natural" para reconhecer as pessoas mais solícitas e dispostas a partilhar. Além disso, essa é uma forma de se sentir mais a vontade nos locais.
Para quem pensa em fazer algo semelhante, Marie indica Chile, Nova Zelândia, Nicarágua e Malásia como os países mais acessíveis para caroneiros; os Estados Unidos também oferecem carona por uma questão cultural, porém em alguns estados essa prática é proibida; já no Brasil, as pessoas têm receio em partilhar o veículo com um estranho, devido a insegurança e a violência.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!