Os veículos elétricos dão maior conforto à população pela redução de gases poluentes e por emitirem menos barulho no arranque
Foto: Blog do Milton Jung
Dois ônibus elétricos circularão em fase de teste na capital baiana, durante o mês de setembro. Quem garante é o secretário municipal Ivanilson Gomes, responsável pela pasta da Cidade Sustentável. Os veículos poluem menos o ar, são mais silenciosos, virão com ar-condicionado e portas dos dois lados. Embora o país já fabrique tecnologia semelhante, os modelos serão importados da China.
A informação foi confirmada quinta-feira, 18 de julho de 2013, durante o IV Fórum da Ademi. A medida deve dar ao transporte público soteropolitano mais sustentabilidade. “O modelo nos foi apresentado por empresas da China que possuem esse tipo de veículo. Os dois ônibus chegam aqui em setembro e vamos testar em algumas linhas de Salvador”, explicou o secretário para o jornal Correio*.
Licitação
Gomes argumenta que os ônibus elétricos são mais caros do que os convencionais, que já saem por R$ 500 mil, em média. "O valor a mais varia em uns 20% do preço do veículo convencional", explicou.
Ângelo Consoli, membro da Sociedade Europeia da Terceira Revolução Industrial, defende a ideia. “Não se pode adensar pessoas em uma área sem pensar na sua mobilidade pelo transporte público de qualidade”.
Brasil fabrica híbridos desde maio
Enquanto Salvador fará teste com elétricos em setembro, vindos da China, aqui no Brasil já existe a fabricação de ônibus híbridos, veículos que usam a eletricidade no arranque e biocombustível nos demais trechos, inaugurada em maio de 2013. A fábrica fica em Curitiba, capital do Paraná, onde 30 veículos deste modelo estão em operação.
No Rio de Janeiro, outros 30 híbridos, com capacidade para 85 passageiros também circulam desde a RIO+20, em junho de 2012, e percorrem cinco linhas, uma circular e quatro convencionais, bairro a bairro, que cortam toda a cidade. Essas linhas juntas transportam cerca de 20 mil passageiros, por dia.
São Paulo viveu uma experiência semelhante em outubro de 2010, há quase três anos, com a circulação de cinco veículos híbridus pelo Campus Universitário da USP - Aclimação. Já em Brasília, em novembro de 2012, um protótipo também foi testado.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!