icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Salvador Vai de Bike comemora o Dia do Ciclista com passeio

foto autor

19/08/2014 às 10:31 • Atualizada em 01/09/2022 às 16:39 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

salvador-bike-ecod.jpg
Passeio Ciclístico será no próximo sábado (23), com saída às 8h30 do Farol da Barra
Foto: Max Haack

O Dia do Ciclista é comemorado nesta terça-feira, 19 de agosto e, para celebrá-lo, a Prefeitura de Salvador, por meio do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVDB), promoverá um Passeio Ciclístico no próximo sábado (23), com saída às 8h30 do Farol da Barra.

O evento é também a oportunidade de comemorar a inauguração da nova orla da Barra, um espaço público destinado ao lazer, especialmente para pedalar.

Quinta capital brasileira a implantar o sistema de compartilhamento de bicicletas públicas, Salvador já agrega 100 mil cadastrados que somam mais de 300 mil viagens, totalizando 40 estações públicas de compartilhamento de bicicletas, estrategicamente distribuídas desde Itapuã até Itapagipe com 400 bikes compartilhadas.

Aos domingos e feriados são disponibilizadas mais 60 bicicletas nas estações móveis das três Ciclofaixas de Lazer & Turismo da Barra-Ondina; Parque da Cidade-Orla da Pituba e Campo Grande-Centro Histórico.

O coordenador do MSVDB ressalta que um dos pontos mais importantes são essas ações educativas e lembra que em todos os lugares do mundo, entre as cidades que se destacam no uso da bicicleta, além da infraestrutura, o compartilhamento das vias é fundamental.

Para participar do Passeio basta se apresentar às 8h e fazer a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis - um momento ideal para reunir a família e os amigos e pedalar juntos, curtindo um momento de entretenimento e lazer com a segurança da Guarda Municipal e apoio da Transalvador que acompanhará o trajeto.

Durante o passeio serão veiculados e distribuídos materiais educativos com o objetivo de conscientizar a população e os participantes sobre a importância de respeitar o ciclista.

Movimento Salvador vai de Bike

Com 9,5 quilômetros de extensão, o roteiro sai do Farol da Barra, segue pelo Barravento, Clube Espanhol e Ondina Apart Hotel. Daí pega a Avenida Ademar de Barros, faz o retorno na entrada da UFBA e retorna pela Avenida Oceânica em direção a Barra. Quando chegar à altura do Cristo dobra a direita e entra na Rua Artur Neiva, pegando novamente a Avenida Centenário até o retorno da entrada do Calabar e volta passando pelo Shopping Barra entra na Rua Airosa Galvão, retorna pela Avenida Oceânica até o Farol da Barra.

Iniciativa da Prefeitura com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida da cidade, o Movimento Salvador Vai de Bike (MSVDB) foi lançado no dia 22 de setembro de 2013 e se integra ao programa do governo municipal por meio de sete eixos estratégicos:

1°) Estações públicas de compartilhamento de bicicletas – Bike Salvador;

2°) Ampliação e requalificação de infraestrutura cicloviária da cidade;

3°) Conscientização, Educação, Capacitação e Atividades Permanente pró–Bike;

4°) Circuitos de Lazer, Turismo e Cultura (Ciclofaixas);

5°) Políticas Públicas;

6°) Desenvolvimento Econômico e comunitário e

7°) Eventos ciclísticos, competições esportivas ligadas ao setor.

A ideia é que o Salvador Vai de Bike agregue toda a sociedade, o público, o privado e a sociedade civil por meio do cidadão. O secretário do Escritório Municipal de Projetos Especiais (EMPE) e coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVDB), Isaac Edington, revela, inclusive, que está em fase de construção uma parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Salvador (Setps) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). O objetivo é capacitar motoristas de ônibus, no sentido de contribuir para harmonizar a relação entre motoristas e ciclistas no compartilhamento das vias.

Ações educativas

O coordenador do MSVDB ressalta que um dos pontos mais importantes são essas ações educativas e lembra que em todos os lugares do mundo, entre as cidades que se destacam no uso da bicicleta, além da infraestrutura, o compartilhamento das vias é fundamental.

Outras iniciativas que merecem destaque neste 19 de Agosto são: o tráfego de ciclistas, desde maio, no Elevador Lacerda aos domingos; as Ciclofaixas de Lazer & Turismo que já estão incorporadas aos feriados e domingos; a criação do Circuito Ciclocultural, identificando pontos estratégicos ao longo dos roteiros das Ciclofaixas; as campanhas permanentes de comunicação, usando todas as plataformas, com o objetivo de valorizar a educação e conscientização de motoristas e ciclistas; entre outras ações que estão em breve serão executadas.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade