icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Salvador vai disponibilizar bicicletário especial em dias de jogos da Copa

foto autor

13/05/2014 às 9:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 3:27 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

bicicletario-ecod.jpg
Bicicletário na região central de Salvador. Bike parking com capacidade para 600 bicicletas será instalado nos dias d ejogos do mundial de futebol
Foto: Divulgação

Soteropolitanos, turistas e trabalhadores da região do entorno da Arena Fonte Nova, em Salvador, poderão contar com um bike parking (um bicicletário especial) nos dias de jogos da Copa do Mundo. O equipamento, que será instalado em frente ao Fórum Ruy Barbosa, terá uma área de estacionamento para 600 bicicletas e será gratuito.

A iniciativa da prefeitura, por meio do Movimento Salvador Vai de Bike, tem como objetivo estimular a população da capital baiana e seus visitantes a se deslocarem de bicicleta para eventos de médio e grande porte. A ação também busca impactar a cidade com menos trânsito e poluição, mais saúde e também como opção de lazer.

Responsável pela coordenação do Movimento Salvador Vai de Bike, o secretário do Escritório Municipal da Copa do Mundo 2014 (Ecopa), Isaac Edington, destaca que somada à ideia de oferecer mais uma opção de mobilidade até a região do entorno do estádio, essa é também mais uma oportunidade de fomentar a cultura da bicicleta. “E neste caso, em especial, durante a realização de um grande evento”, pontua.

O Bike Parking Salvador só funcionará nos dias em que houver jogo em Salvador – dias 13, 16, 20 e 25 de junho;, 1° e 05 de julho - das 9 às 20h30.

Rotas preferenciais

Para aqueles que não possuem a sua própria bike, a opção é usar as laranjinhas do sistema público de bicicletas compartilhadas.

A prefeitura traçou rotas preferenciais saindo das estações de compartilhamento da Praça Castro Alves, Praça da Piedade, Campo Grande, Largo da Vitória e Colégio Salesiano, que estão próximas a Arena e irão operar em caráter especial durante os dias de jogos para atender o público nesta ação. (Ver Mapa).

O Bike Parking Salvador só funcionará nos dias em que houver jogo em Salvador – dias 13, 16, 20 e 25 de junho;, 1° e 05 de julho - das 9 às 20h30. No momento que utilizar o bicicletário o usuário receberá um ticket para que possa retirar sua Bike até as 20h30.

200 mil viagens

Capitaneado pela Prefeitura Municipal de Salvador, por meio do Movimento Salvador Vai de Bike, em parceria com a empresa Serttel e o banco Itaú, o sistema público de bicicletas compartilhadas na capital soteropolitana contempla 40 estações de bikes distribuídas em pontos estratégicos da cidade. Salvador é a quinta capital brasileira a implantar o sistema que, atualmente acumula mais de 204 mil viagens realizadas e mais de 82 mil usuários cadastrados.

O programa abrange ainda três ciclofaixas de lazer e turismo - Comércio, Campo Grande/Centro Histórico, Parque da Cidade/Orla -; promove ações permanentes de educação e conscientização, pensando políticas públicas voltadas para o setor; realiza eventos e atividades pró-uso de bicicletas, articulando também a implantação e requalificação da infraestrutura cicloviária da cidade.

Para quem ainda não experimentou o uso das bicicletas laranjinhas vai a dica: se cadastrar é muito fácil, basta o usuário acessar o site http://www.bikesalvador.com/ e efetuar o pagamento de apenas uma anuidade no valor de R$10 através de qualquer cartão de crédito.

Uma novidade do programa é que os ciclistas que utilizam as bicicletas laranjinhas têm agora um telefone unificado, que pode ser utilizado tanto para desbloquear as bikes nas estações, quanto para falar com a central de atendimento do programa. É o 4003 – 9892, que funciona no mesmo período das estações de compartilhamento, das 6 às 22 horas.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade