Cerca de 63% do território americano e metade dos distritos da Índia estão sofrendo com a seca. Foto: UN Photo/John Isaac
As secas severas em diferentes regiões do mundo está causando uma alta nos preços dos alimentos. A informação é da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), divulgada em 21 de agosto.
De acordo com a OMM, cerca de 63% do território americano e metade dos distritos da Índia estão sofrendo com a seca. Nos Estados Unidos, a colheita de milho foi fortemente afetada.
"Houve uma seca nos Estados Unidos que causou um impacto grande na agricultura, e tivemos, no Brasil, duas regiões bastante afetadas pela seca. A região Sul, que é uma região importante de produção agrícola, e também a região Nordeste. Cada região tem suas particularidades, porém alguns fatores podem ser comuns. Eu diria por exemplo o fenômeno La Niña, que já encerrou seu ciclo, e nós estamos no processo já de surgimento do El Niño. Fenômenos como esses, que ocorrem no Pacífico, têm influência em várias partes do planeta", explicou o meteorologista Mozar Salvador, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A organização também destacou a importância de se criar legislações sobre a questão da seca. Segundo a OMM, somente a Austrália tem uma legislação específica para o fenômeno, enquanto outros países apenas possuem planos de contingência.
O cientista mexicano Mario José Molina, ganhador do Prêmio Nobel em Química de 1995, afirmou ao portal G1.com que, os dados científicos recentes mostram ligação entre o aquecimento global e desastres climáticos extremos.
Molina também destacou que o vínculo da relação aparece nas temperaturas recordes e na seca que atinge plantações em vários pontos do planeta.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!