Ao mesmo tempo em que os eventos contribuem na geração de novos negócios para o país, se não forem realizados conscientemente, eles também podem resultar em impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade. É ao pensar nessas questões que será realizado o primeiro Seminário Internacional de Sustentabilidade de Eventos (Sisge), dia 16 de dezembro, em Brasília.
Para a organização do Sisge, os profissionais do segmento de eventos devem tomar medidas para evitar ou reduzir os impactos e contribuir com o desenvolvimento sustentável, ao considerarem os aspectos econômicos, sociais e ambientais dos negócios. O encontro, que será promovido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Auditório principal do Campus Brasília), abordará de forma prática os principais aspectos para a realização de eventos sustentáveis, tais como:
- Regulamentação e diretrizes específicas;
- Etica e transparência;
- Reciclagem de resíduos;
- Alimentação;
- Acessibilidade;
- Transporte consciente;
- Consumo eficiente de água e energia;
- Compensação de carbono;
- Engajamento de stakeholders;
- Gestão de pessoas e como agregar valor à economia local.
Profissionais conscientes
O encontro pretende construir uma rede de profissionais conscientes sobre a sua responsabilidade e papel no ambiente e na sociedade, que permitirá alavancar os negócios sustentáveis no Brasil e estimular a adoção de boas práticas na realização de eventos.
Entre os palestrantes já confirmados estão o idealizador e organizador da Virada Sustentável, André Palhano, Cristiane Zambrona, coordenadora de sustentabilidade do Selo Ecotest Compromisso Sustentável, e Ingrid Francini, que possui experiência na área de entretenimento, cultura e sustentabilidade (festival SWU, entre outros).
De acordo com a organização do Sisge, haverá apresentação de cases e soluções criativas para produção de eventos sustentáveis, incluindo
seus benefícios, além de um espaço para debates com os participantes. O público-alvo inclui profissionais da área, estudantes e cidadãos em geral.
Mais informações no site do evento e através do e-mail: [email protected]
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!