Unidade Santo Inácio, da Usina Alto Alegre, conta com tecnologia da Siemens para produção de etanol. Foto:Divulgação
Em 2010, a economia brasileira cresceu cerca de 7,5% e o consumo de energia cresceu quase 8%. A rede elétrica já está sobrecarregada e não é rara a ocorrência de apagões causados por capacidade insuficiente de geração. As usinas hidrelétricas respondem pela maior parte da eletricidade do país, mas costumam causar uma série de impactos ambientais, sem falar no auto custo desses empreendimentos. A energia solar e eólica ainda são subutilizadas, apesar do seu grande potencial climático do Brasil.
A Siemens é uma das empresas de inovação tecnológica que oferecem soluções para o desenvolvimento sustentável em âmbito energético e espera aumentar sua participação na diversificação das fontes de energia no Brasil. Isso aplica-se à energia eólica em particular, para a qual o Brasil é considerado um mercado importante na América do Sul. Os especialistas estimam que serão instaladas turbinas eólicas com uma produção de até 5 GW no Brasil até 2015.
Em 2011, a Siemens assinou contratos com as empresas de fornecimento de energia Ersa, Enel e Tractebel com relação a uma capacidade total de 300 MW, entrando assim no mercado de energia eólica do Brasil. A Siemens fornecerá um total de 131 turbinas eólicas com uma capacidade de 2,3 MW cada. Cinco dessas fazendas eólicas com capacidade total de 145 MW serão construídas no Nordeste, nos estados do Ceará e Piauí, e deverão entrar em operação no fim de 2012.
Rede de usinas
Fornecer tecnologia para a produção de etanol proveniente da cana-de-açúcar é outro alvo da Siemens. Os estados de São Paulo e Paraná, por exemplo, contam com 333 usinas de açúcar. A usina de Santo Inácio (PR) produz açúcar e álcool, ao mesmo tempo. O refugo é incinerado sob condições controladas e, com a ajuda de duas turbinas a vapor de 35 MW, gera-se energia que é fornecida à rede elétrica.
O investimento inicial da Santo Inácio em equipamentos de geração de energia foi amortizado dentro de dois anos com a renda gerada pela venda da energia. A maior parte dos equipamentos necessários, com inclusão de uma subestação de força, conversor de frequência e a automação do processo para produção de açúcar e álcool, foi fornecida pela Siemens.
A Siemens também desenvolveu uma turbina a vapor que agora é amplamente utilizada no Brasil, especificamente para essa aplicação em usinas de açúcar, e conseguiu reduzir o preço das turbinas em 30% em comparação com modelos alternativos. Uma usina de energia baseada em cana-de-açúcar já é bom, mas que tal uma rede de usinas? Esse tipo de rede, também conhecida como usina de energia virtual, é uma ideia que os engenheiros da Siemens estudam atualmente.
Roadshows sobre Eficiência Energética
O aumento da procura por energia combinada com recursos naturais limitados constitui um desafio para as empresas de energia, a indústria e os consumidores. A grande questão é: como usar a energia de um modo que seja eficiente e tão ecologicamente sustentável quanto possível e, ao mesmo tempo, economizar dinheiro.
Na Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), em junho, foi possível encontrar as respostas e exemplos de eficiência energética em produção industrial com o Energy Efficiency Roadshow da Siemens. O Caminhão de Eficiência Energética usa modelos técnicos para mostrar, de um modo de fácil compreensão, como a indústria pode reduzir custos e emissões de CO2 usando tecnologias de eficiência energética.
As megacidades serão a mola propulsora do crescimento no futuro, mas ainda são responsáveis por uma grande parcela de emissões de CO2. Como um líder internacional em desenvolvimento de cidades verdes e sustentáveis, a Siemens promove ideias para o desenvolvimento urbano sustentável com uma variedade de iniciativas.O roadshow ofereceu uma visão geral das tecnologias para cidades, além de soluções e várias aplicações como o “calculador pessoal de uso de água” ou o “Índice de Cidades Verdes” e também um “Quiz Verde”, além de vídeos correlatos.
- Conheça mais sobre a atuação da Siemens em energia -
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!