Uma corrida de 45 minutos é suficiente para o carregamento de um smartphone por até oito horas
Fotos: Divulgação
O verão está próximo e a cada dia que passa é mais comum ver homens e mulheres dando uma corrida na orla ou no parque. Imagine você, que pratica essa atividade física, que 45 minutos desse exercício são capazes de produzir carga suficiente para o funcionamento de seu smartphone durante oito horas.
Batizado de MyPower, o dispositivo captura a a energia cinética gerada durante a atividade física, por meio dos braços e/ou da cintura. A descoberta é de uma equipe de pesquisadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos.
De acordo com os estudantes, o dispositivo pode ajudar a compensar a pegada de carbono de um telefone, o que representa cerca de cinco milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono (CO2) por ano.
A tecnologia ainda não é comercializada. Porém a equipe competiu no evento 1776 Challenge Cup e ganhou nota máxima na categoria de energia. Caso emplaque, o dispositivo pode ser considerado uma grande vitória para o desenvolvimento de energia limpa.
Os estudantes trabalham agora no desenvolvimento de seu protótipo, que consiste em um produto que terá uma porta USB adicional. O dispositivo deverá ter preço final de US$ 60 (cerca de R$ 125).
Você compraria?
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!