Em seu bairro, na cidade norteamericana de Nova Orleans, a artista e TED Fellow Candy Chang transformou uma casa abandonada em um quadro-negro gigante através da seguinte frase a ser completada: "Antes de morrer, quero ___". As respostas dos vizinhos se mostraram surpreendentes, comoventes e divertidas, e transformaram-se em um inesperado espelho para a comunidade.
Há anos a artista já compartilha ideias e sentimentos com vizinhos em espaços públicos, usando ferramentas simples como adesivos, estêncil e giz. Em 2009, após perder uma pessoa muito especial, Candy decidiu dividir nos muros abandonados da vizinhança um pouco do que sentia. "Assim qualquer um que passe por ali pode pegar um giz, refletir sobre sua vida e compartilhar seus anseios pessoais em um espaço público", disse.
"Assim, esse espaço esquecido tornou-se construtivo, e os sonhos e as esperanças das pessoas me fizeram rir alto, chorar muito, e me confortaram em épocas difíceis. Trata-se de saber que não estamos sós. Trata-se de compreender nossos vizinhos de um jeito novo e esclarecedor. Trata-se de abrir espaço à reflexão e à contemplação, lembrando o que realmente nos importa à medida que crescemos e mudamos".
Candy conta ainda como o projeto cresceu e se espalhou pelo mundo, sendo reaplicado em países como Cazaquistão, África do Sul, Austrália, Argentina e até Brasil, e chama os espectadores a refletirem sobre o que querem fazer antes de morrer, e como podem compartilhar suas experiências e sentimentos com a comunidade.
Assista abaixo à palestra na íntegra (para ver com legenda em português, selecione a opção ao lado do play):
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!