icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

TED Doris Kim Sung: Prédios construídos com metais que respiram

Edifícios modernos com janelas panorâmicas que vão do chão ao teto proporcionam vistas espetaculares, mas demandam uma grande quantidade de energia para se manter refrigerados. A arquiteta e bióloga Doris Kim Sung trabalha com placas térmicas bimetais, materiais inteligentes que se assemelham à pele humana e prometem revolucionar o mercado internacional de construções. Nesta palestra do TED, Doris mostra como a tecnologia consegue não apenas proteger um cômodo do sol, como também se autoventilar de forma dinâmica e interativa.

foto autor

02/01/2013 às 13:10 • Atualizada em 28/08/2022 às 13:33 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

ted-doris.ecod.jpg

Edifícios modernos com janelas panorâmicas que vão do chão ao teto proporcionam vistas espetaculares, mas demandam uma grande quantidade de energia para se manter refrigerados. A arquiteta e bióloga Doris Kim Sung trabalha com placas térmicas bimetais, materiais inteligentes que se assemelham à pele humana e prometem revolucionar o mercado internacional de construções. Nesta palestra do TED, Doris mostra como a tecnologia consegue não apenas proteger um cômodo do sol, mas também se autoventilar de forma dinâmica e interativa.

O que proponho é que ‘a pele’ dos nossos edifícios fique mais parecida com a pele humana. Assim, ela poderia ser bem mais dinâmica, interativa e diferenciada.”
Doris Kim Sung, bióloga e arquiteta

A especialista afirma que, além de demandarem uma grande quantidade de energia, os edifícios modernos jogam uma considerável quantidade de calor na atmosfera, aumentando o efeito das ilhas de calor nas cidades.

Além disso, em caso de falta de eletricidade, as paredes de vidro dessas construções não podem ser abertas, o que torna a temperatura interna insuportável até que o sistema de ar-condicionado volte a funcionar.

Para resolver o problema, a bióloga se inspirou na pele humana e em suas ferramentas capazes de proteger e refrigerar o corpo de forma “dinâmica e eficiente”. O material escolhido foi uma placa térmica bimetal que se adapta à temperatura ambiente, não demanda controle e não requer energia.

Ao longo da palestra, ela exibe protótipos e estudos de como aplicar essa tecnologia nas construções de todo o mundo e torná-las mais inteligentes.

Assista abaixo à palestra na integra (para ver com legenda em português, selecione a opção ao lado do play):

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade