Edifícios modernos com janelas panorâmicas que vão do chão ao teto proporcionam vistas espetaculares, mas demandam uma grande quantidade de energia para se manter refrigerados. A arquiteta e bióloga Doris Kim Sung trabalha com placas térmicas bimetais, materiais inteligentes que se assemelham à pele humana e prometem revolucionar o mercado internacional de construções. Nesta palestra do TED, Doris mostra como a tecnologia consegue não apenas proteger um cômodo do sol, mas também se autoventilar de forma dinâmica e interativa.
A especialista afirma que, além de demandarem uma grande quantidade de energia, os edifícios modernos jogam uma considerável quantidade de calor na atmosfera, aumentando o efeito das ilhas de calor nas cidades.
Além disso, em caso de falta de eletricidade, as paredes de vidro dessas construções não podem ser abertas, o que torna a temperatura interna insuportável até que o sistema de ar-condicionado volte a funcionar.
Para resolver o problema, a bióloga se inspirou na pele humana e em suas ferramentas capazes de proteger e refrigerar o corpo de forma “dinâmica e eficiente”. O material escolhido foi uma placa térmica bimetal que se adapta à temperatura ambiente, não demanda controle e não requer energia.
Ao longo da palestra, ela exibe protótipos e estudos de como aplicar essa tecnologia nas construções de todo o mundo e torná-las mais inteligentes.
Assista abaixo à palestra na integra (para ver com legenda em português, selecione a opção ao lado do play):
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!