A repórter Janine di Giovanni esteve nos piores lugares da Terra para trazer histórias da Bósnia, Serra Leoa e, mais recentemente, Síria. Nesta emocionante palestra do TEDxWomen 2012, ela conta histórias de momentos humanos testemunhados durante os grandes conflitos e o que aprendeu ao retratar campos de batalha e vidas bombardeadas.
Após ser testemunha de incontáveis massacres e ver de perto todo tipo de tragédia proporcionada pela guerra, Janine conta o que a faz voltar aos países em conflito, ano após ano: “O que eu vejo são pessoas incrivelmente heroicas, algumas lutando por democracia, por coisas que não damos importância no dia a dia. E é por esse motivo que faço isso”, diz.
Ela conta ainda que, por mais se esforce, sabe que o seu trabalho como repórter e escritora não será capaz de acabar com as guerras. “Eu não sou Kofi Annan. Eu não trabalho na resolução de conflitos das Nações Unidas. Eu nem sou uma médica de ajuda humanitária e não posso te dizer quantas vezes me senti desamparada por ter pessoas morrendo na minha frente e não poder salvá-las. Tudo o que sou é uma testemunha. Meu papel é o de dar voz para as pessoas que não a têm.”
Assista abaixo à palestra na íntegra (para ver com legenda em português, selecione a opção ao lado do play):
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!