Como podemos colocar cada vez mais pessoas nas cidades, sem torná-las ainda mais amontoadas? Nesta palestra do TEDxBoston, o professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) Kent Larson mostra carros que dobram, apartamentos que se moldam e outras inovações que podem fazer a cidade do futuro trabalhar de forma muito parecida com os vilarejos do passado.
Larson lembra que os povoados do passado tinham diversos pontos em comum, em especial, o fato de serem o centro da vida das pessoas que ali moravam. "Era o centro do entretenimento, da produção de energia, do trabalho, e de enfermaria. Era aqui que os bebês nasciam e as pessoas morriam", lembra. Com a revolução industrial, as vidas deixaram de ser centralizadas em um só lugar para ganhar polos especializados para cada função da rotina das pessoas. "Não era um modelo funcional. E nós ainda vivemos naquele mundo", observa.
Formada por um sistema insustentável e cuja população não para de crescer, as grandes cidades já repensam seu modelo de desenvolvimento e propõem novas alternativas e soluções para resolver os problemas enfrentados hoje. Seja na área da mobilidade, tecnologia, consumo ou arquitetura, tudo está sendo reinventado para abrigar as populações urbanas - que hoje já são responsáveis por 90% do crescimento populacional, 80% da geração global de CO2 e 75% do uso de energia do planeta.
“Pensamos em todas estas coisas que podem vir juntas, um novo modelo para a mobilidade, para o lar, um novo modelo de como viver e trabalhar, um caminho para o mercado da tecnologia avançada, mas no final, o principal que precisamos nos concentrar são as pessoas. É uma necessidade global. Temos de fazer isto bem”, conclui Larson.
Assista abaixo à palestra na íntegra (para ver com legenda em português, selecione a opção ao lado do play):
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!