Em uma cultura onde ser sociável e extrovertido é valorizado como nunca, pode ser difícil e até vergonhoso ser introvertido. Mas, como Susan Cain argumenta nesta apaixonante palestra, introvertidos trazem ao mundo habilidades e talentos extraordinários e devem ser encorajados e reconhecidos.
Para a palestrante, autora de O poder dos introvertidos, ajudar a identificar e potencializar os talentos dos mais silenciosos é vital para estimular a produtividade nas empresas. Para mostrar o poder de liderança e eficiência dessas pessoas, Susan cita alguns dos maiores líderes da história que ficaram conhecidos pelo temperamento calmo, como Eleanor Roosevelt, Rosa Parks e Gandhi.
“Culturalmente precisamos de um melhor equilíbrio [entre introvertidos e extrovertidos]. Precisamos de mais yin e yang entre esses dois tipos. Isso é especialmente importante quando nos referimos à criatividade e à produtividade, porque quando os psicólogos observam a vida da maioria das pessoas criativas, o que encontram são pessoas muito boas em trocar ideias e em desenvolver ideias, mas que também têm um traço forte de introversão”.
Para potencializar essa característica, Susan defende mais privacidade, liberdade e autonomia nos ambientes de trabalho e estudo, além de mais tempo sozinho e em contato com a natureza, “é daí que vem o pensamento profundo”, diz.
Assista abaixo à palestra na íntegra (para ver com legenda em português, selecione a opção ao lado do play):
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!