Jorge Mello, ou Monge Koho, é brasileiro e ordenado no Zen Budismo. Nascido nos pampas de Itaqui (RS), considera-se cidadão planetário e irmão de todos os seres. No TEDxPelourinho2011, falou sobre o poder de aplicar a simplicidade nas atitudes diárias e transformar o sentido da vida.
Logo no início da palestra, ele lembra que simplicidade não é o oposto da complexidade. “Ela é prima-irmã da complexidade porque essa é uma característica inerente ao fenômeno chamado vida. A simplicidade é o oposto da complicação", ressalta.
Segundo o monge, os seres humanos modernos sofrem de uma síndrome progressiva, contagiosa e endêmica chamada "complequite complicosa " que, segundo ele, trata-se da busca constante por algo difícil e complicado.
“Quando nós passamos a viver de uma forma simples, descobrimos que a vida nos oferece mais saúde, mais liberdade de opção. Mas, principalmente, uma vida simples nos oferece mais sentido”, afirma.
Monge Koho segue a conversa explicitando como a simplicidade pode ser aplicada em algumas áreas da ação humana, como energia, movimento, cultura e educação, comunicação e relações interpessoais.
“À medida que nós temos uma motivação grandiosa, não importa o tamanho da obra. Ela vai inspirar e transformar a realidade onde estamos e irá muito além. Nós não precisamos de nenhum misticismo, heróis ou heroínas para transformar a realidade, precisamos de seres realmente humanos", conclui.
Assista abaixo à palestra na íntegra:
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!