Os trens também devem funcionar como plantas solares móveis, o que significa que quando a energia limpa não for utilizada pelo trem, ela poderá ser remanejada para a malha energética das cidades
Foto: Anil Kumar Chhatri, Northern Railways
O avião Solar Impulse, o primeiro do mundo a realizar voos internacionais utilizando apenas a energia do sol, já foi notícia diversas vezes aqui no EcoD. A aeronave liderada pelo suíço Bertrand Piccard faz tanto sucesso que consegue agora influenciar um projeto do governo indiano, cuja ideia é utilizar placas solares no teto dos trens, a fim de gerar energia limpa a ser aproveitada pelos próprios vagões.
A informação de que o Solar Impulse serviu como inspiração foi confirmada pelo ministro das Ciências e Tecnologia, Harsh Vardhan. No caso dos trens, contudo, o uso de diesel não será totalmente substituído, mas a energia limpa será usada em conjunto, suprindo até 15% da necessidade energética dos vagões, de acordo com o Daily Mail. Dessa forma, o consumo de diesel seria reduzido em 90 mil litros por ano, diminuindo também a emissão de dióxido de carbono (CO2) em mais de 200 toneladas neste mesmo período.
Os trens também devem funcionar como plantas solares móveis, o que significa que quando a energia limpa não for utilizada pelo trem, ela poderá ser remanejada para a malha energética das cidades. Os testes em um trem piloto da Índia (país que tem sol abundante e tradição no uso desse meio de transporte) já começaram ser feitos.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!