Novas estratégias devem ser desenvolvidas para diminuir os impactos negativos da má destinação dos resíduos sólidos
Foto: Pnuma/Divulgação
Por ONU Brasil
Cerca de 3,5 bilhões de pessoas, metade da população mundial, não dispõem de serviços cruciais de gestão de resíduos, o que significa um prejuízo significativo para o meio ambiente, a saúde e as economias, alertou as Nações Unidas na segunda-feira, 7 de outubro. A ONU também ressaltou que a reciclagem e o tratamento adequado do lixo podem ser, literalmente, uma mina de ouro.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) chamou de “impressionante” os números divulgados no relatório Diretrizes para Estratégias Nacionais de Gestão de Resíduos: Dos Desafios às Oportunidades, lançado em parceria com Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar).
O estudo mostra que uma tonelada de lixo eletrônico reciclado poderia render o equivalente entre cinco e 15 toneladas de ouro e afirma que a gestão de resíduos não é apenas um desafio, mas “uma oportunidade inexplorada”.
Além do potencial de ouro que pode ser extraído de uma tonelada de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (e-waste), a pesquisa observa que a quantidade de cobre, alumínio e metais raros retirados do material reciclado excederia muitas vezes a quantidade encontrada naturalmente.
No geral, um número estimado de 1,3 bilhão de toneladas de resíduos sólidos são coletados em todo o mundo, uma quantidade que deverá aumentar para 2,2 bilhões de toneladas até 2025. Além disso, a degradação da fração orgânica dos resíduos sólidos contribui com cerca de 5% dos gases de efeito estufa emitidos no mundo.
- Relembre nosso EcoD Básico sobre Lixo Eletrônico;
- Relembre o Especial Lixo Zero;
- Conheça o estudo da ONU (em inglês).
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!