icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Um ciclista morre por dia, em São Paulo

Aproximadamente nove ciclistas, vítimas de acidentes de trânsito, são internados diariamente em hospitais públicos do estado de São Paulo, destes, um vai a óbito. Os dados fazem parte de um estudo realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, divulgado quinta-feira, 28 de junho.

foto autor

28/06/2012 às 16:00 • Atualizada em 06/09/2022 às 14:25 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

untitled-1.jpg
Em 2011 cerca de3,4 mil de ciclistas foram internados pelo SUS/Foto: Fora do Eixo

Aproximadamente nove ciclistas, vítimas de acidentes de trânsito, são internados diariamente em hospitais públicos do estado de São Paulo. Destes, um vai a óbito. Os dados fazem parte de um estudo realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, divulgado quinta-feira, 28 de junho.

Em 2011, cerca de 3,4 mil usuários de bike foram atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), gerando um custo de R$ 3,25 milhões para tratar esses pacientes.

Segundo o chefe do grupo de Trauma Ortopédico do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), Jorge Silva, as lesões mais comuns são: traumatismos cranianos e da coluna vertebral, fraturas da pelve (bacia), dos ossos do antebraço, do fêmur e da tíbia. A explicação dessas fraturas é a ausência de acessórios de segurança.

Por isso, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) forneceu recomendações de segurança para os usuários de bicicleta:

  • Velocidade - A bike é um veículo frágil, por isso, alta velocidade significa o aumento do risco de acidentes;
  • Vias de trânsito rápido - O tráfego de bicicletas em vias expressas e em rodovias é proibido por lei. Andar por avenidas, apesar de não ser proibido, também não é seguro. Portanto as vias alternativas são boas opções para utilizar as bicicletas. Ah! A calçada é de uso exclusivo dos pedestres.
  • Equipamentos de segurança - Capacete é essencial. Já o uso de refletivos nos pedais, laterais, dianteira e traseira da bicicleta são obrigatórios. Também é recomendado a utilização de roupas claras e acessórios refletivos;
  • Tráfego pelo corredor - Ao pedalar entre os veículos parados, o ciclista se expôe a um risco grande de sofrer um acidentes;
  • Posicionamento no semáforo - O ciclista deve se posicionar à frente dos carros parados no semáforo, desta forma ele conseguirá garantir seu lugar na pista.

Com informações do Estadão.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade