icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Unesco lança Dia Internacional da Cooperação pela Água 2013 no Brasil

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) lançou o Dia Internacional da Cooperação pela Água 2013 na quinta-feira, 20 de dezembro, em cerimônia em Belo Horizonte. O governo brasileiro vai lançar um selo comemorativo ao Ano Internacional em 22 de março, quando o Dia Internacional da Cooperação é comemorado.

foto autor

23/12/2012 às 14:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 4:40 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

agua-final.jpg
O acesso à água, segundo a Unesco, pode ser fonte de conflito, mas ao mesmo tempo, é também um catalisador de cooperação e construção da paz
Foto: Carnie Lewis

Por Rádio ONU

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) lançou o Dia Internacional da Cooperação pela Água 2013 na quinta-feira, 20 de dezembro, em cerimônia em Belo Horizonte.

O governo brasileiro vai lançar um selo comemorativo ao Ano Internacional em 22 de março, quando o Dia Internacional da Cooperação é comemorado.

Segundo a Unesco, a água é vital para a vida e o desenvolvimento, mas as fontes do bem natural são limitadas. Para a agência da ONU, a água serve como um meio de intercâmbio entre os povos, como também para a construção da paz e como base de um desenvolvimento sustentável.

O Ano Internacional da Cooperação pela Água encoraja todas as partes a agir em prol da cooperação.

A Unesco destaca que a campanha tem cinco objetivos, começando pela conscientização sobre a importância, os benefícios e os desafios da cooperação pela água.

Integram eles também a geração de conhecimento sobre o assunto, criação de ações concretas e parcerias para resolver desafios e, finalmente, o fortalecimento da cooperação internacional para alcançar as Metas do Milênio.

Conflitos e paz

A campanha quer passar a mensagem de que a cooperação pela água é crucial para a erradicação da pobreza, para igualdade social e de gênero.

O acesso à água, segundo a Unesco, pode ser fonte de conflito, mas ao mesmo tempo, é também um catalisador de cooperação e construção da paz.

Uma das diretoras da Unesco, Blaca Jiménez-Cisneros, participou junto do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e de representantes de Angola, Cabo Verde e Moçambique, da posse dos membros da Fundação HidroEx.

A Fundação, localizada na cidade mineira de Frutal, vai ser responsável pela implementação de programas relacionados à preservação e ao manejo sustentável dos recursos hídricos no Estado.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade