Tecnologia empregada será a de painéis flexíveis, que serão instalados sobre o anel de compressão da cobertura da arena
Foto: Divulgação
Três anos depois de o estádio Metropolitano Governador Roberto Santos (Pituaçu), em Salvador, ter sido o primeiro da América Latina autossuficiente em energia, conforme o EcoD noticiou à época, a Arena Fonte Nova (também na capital baiana) receberá a instalação de uma usina solar no primeiro semestre de 2014, às vésperas de sediar seis jogos da Copa do Mundo.
A implantação da usina foi viabilizada na primeira semana de setembro, quando foi assinado o convênio entre a Fonte Nova Negócios e Participações (FNP), em parceria com a Coelba. O empreendimento terá 500kWp de potência instalada e poderá gerar 750 MWh por ano, o equivalente ao consumo médio de 3 mil brasileiros.
Toda energia gerada será utilizada pela Arena Fonte Nova. A tecnologia empregada será a de painéis flexíveis, que serão instalados sobre o anel de compressão da cobertura da arena.
Com investimento de cerca de R$ 5,5 milhões, a instalação da usina solar faz parte do projeto “Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira”, lançado em agosto de 2011 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Segundo o presidente da Arena Fonte Nova, Frank Alcântara, a implantação da usina solar reduzirá o consumo de energia na arena em 10% e trará benefícios ao meio ambiente, uma vez que os recursos são renováveis e não poluentes.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!