icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
TEATRO

Companhia fundada pelo escritor Ariano Suassuna faz apresentações gratuitas pelo Nordeste

Em Salvador, as apresentações acontecem nos dias 3 e 4 de setembro, no TCA

foto autor

03/09/2011 às 16:00 • Atualizada em 31/08/2022 às 10:35 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
A formação cultural do povo do povo brasileiro é explorada no espetáculo de dança Castanho sua cor, do grupo pernambucano Grial. O grupo criado pelo escritor Ariano Suassuna há 14 anos realiza turnê gratuita pelo Nordeste, com estreia em Salvador, neste sábado (3) e domingo (4), e passagens por Maceió, Aracaju, Laranjeiras, João Pessoa e Natal.
No palco, Maria Paula Costa Rêgo, bailarina de formação erudita, e Seu Martelo, um dos mais antigos brincantes de Pernambuco, misturam referências e técnicas para explorar elementos da tradição popular e da contemporaneidade. Castanho sua cor é uma maneira poética e abstrata de falar da cultura brasileira. Os movimentos refletem fragmentos de tempos remotos que possibilitam reencontros com mitos atuais, mergulhando no passado para compreender o presente. Seu Martelo, caboclo de maracatu rural e Mateus, do cavalo marinho, resgata um tempo a que não se tem mais acesso. Ele e Maria Paula constroem, através da dança, diálogos possíveis entre os dois universos.
A contação começa no grande sertão, passa por um terreiro de cavalo marinho, aborda a história do Brasil e conta o caso de amor entre a Rainha de Sabá e o Rei Salomão. Tudo isso para mostrar o nascimento dos povos castanhos. Os bailarinos propõem um jogo de símbolos e significados poéticos para que a tradição popular, fruto de pesquisa desde o surgimento do Grial, seja encarada como elemento de contemporaneidade.
Castanho sua cor encerra a trilogia que aborda a identidade cultural brasileira a partir do corpo dançante do brincante da tradição popular. A trilogia surgiu em 2005, a partir da crença de que a dança contemporânea brasileira se constrói com a pluralidade de seu povo e que cada local possui os instrumentos para a construção da própria linguagem. Os dois primeiros espetáculos foram Brincadeira de mulato (2005) e Ilha Brasil- Vertigem (2006).
Grupo Grial- Criado em 1997 por Ariano Suassuna e Maria Paula Costa Rêgo, o Grupo Grial realiza um trabalho de pesquisa e de criação em torno de uma linguagem gestual e coreográfica inspirada nas tradições populares. Foram dez criações e dois exercícios coreográficos ao longo de 14 anos, todos com vasta trajetória pelas cidades e festivais brasileiros.
Castanho sua cor
Sala do Coro do Teatro Castro Alves
Quando: sábado (3) e domingo (4), às 20h30
Entrada gratuita
Informações: (71) 3117-4899

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Teatro