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Aplicação da Realidade Virtual vai além do entretenimento

VR é uma tecnologia de interface que permite que o usuário se sinta em um ambiente virtual

Redação iBahia • 05/09/2018 às 16:30 • Atualizada em 29/08/2022 às 7:08 - há XX semanas

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Imagina imergir para um outro mundo de uma forma tão realista que você acaba acreditando que ele faz parte do real? Isso pode ser possível com o avanço da Realidade Virtual (VR, do inglês Virtual Reality). Esse é um dos temas mais importantes quando falamos em transformação digital e que pode ter muitas aplicações, a partir do seu desenvolvimento.

“A Realidade Virtual nada mais é do que uma tecnologia de interface que permite que o usuário se sinta em um ambiente virtual, elaborado a partir de um sistema computacional. A imersão fica ainda mais completa com o uso de efeitos visuais, sonoros, táteis e até com a interação do usuário”, explica o cientista da computação Júlio Esslinger Viégas.

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A tecnologia pode ser chamada de vestível, pois costuma ser apresentada em forma de óculos ou capacete, permitindo assim que o ambiente virtual proporcione uma imersão total ao usuário em um ambiente digitalmente criado.

Muitas possibilidades
A VR possibilita inúmeras aplicações em nosso cotidiano por conta de suas três principais características: imersão, interação e envolvimento. Muitos usuários têm acesso a VR a partir das experiências com games. Um desses casos é Virtualizer Cyberith, que permite ao jogador sentir-se dentro de um game.

Entretanto, a aplicação da Realidade Virtual vai além do entretenimento. Na verdade, os soldados norte-americanos realizam treinamentos, imersos em ambiente simulado desde os anos 1970. Em abril de 2016, o médico britânico Dr. Shafi Ahmed realizou a primeira cirurgia com o uso da VR. Durante o processo operatório, a retirada de um câncer no intestino foi transmitida ao vivo no site Medical Realities.

“A área de saúde, por sinal, poderá ser uma das mais beneficiadas, caso a tecnologia seja realmente explorada, especialmente para o uso em cirurgias que exigem alta qualificação técnica”, opina Viégas.

A tecnologia também tem sido motivo de interesse para a área da indústria automobilística. Empresas como a Infinity, Ford, Mitsubishi e Volvo já afirmaram que buscam desenvolver uma tecnologia que permita o test-drive usando a VR. Isso ajudaria na venda de veículos para compradores distantes.

Conceitos diferentes
Apesar das tecnologias convergirem em determinados pontos, a VR e a Realidade Aumentada (AR, do inglês Augmented Reality) possuem conceitos diferentes. Na AR, a ideia é aumentar a percepção que o usuário tem da realidade a partir de elementos virtuais, mas mantendo a ideia do mundo real ao usuário.

O grande diferencial a VR é a experiência imersiva que ela proporciona, fazendo o usuário sentir ou vivenciar coisas que não existem no real. Já a proposta da AR é trazer elementos do mundo digital para o nosso mundo real, vindo para complementar o nosso sentido. De uma forma bem simples, ao colocar o óculos de Realidade Virtual você mergulha em um novo mundo, enquanto que o óculos de Realidade Aumentada adiciona elementos ao seu mundo real.

Há também quem confunda a VR com os vídeos 360°. Mas a principal diferença entre os dois é que os vídeos 360° não permitem uma interação com esse mundo que ele apresenta, apenas proporciona uma mudança da visão do usuário.

Próximos passos da Realidade Virtual
Desde 2016, muitos avanços e pesquisas foram anunciados pelas empresas na área da Realidade Virtual. Porém, ainda há uma grande preocupação com a capacidade em se oferecer uma experiência satisfatória ao usuário. “Uma das áreas que mais precisará de investimento é a internet, uma vez que a VR tem como principal requisito a necessidade de transmissão de banda (vídeo) em alta definição. Isso porque vídeos com baixa qualidade ou quadros por segundo (fps) podem causar náuseas nos usuários, o que prejudica a divulgação da tecnologia”, afirma o cientista da computação.

Muitas empresas já estão apostando que os consumidores terão contato mais direto com a VR a partir de 2020 – e isso pode ficar ainda mais fácil com a chegada da rede 5G. “A rede 5G vai permitir que a gente tenha mais velocidade na transmissão de dados, o que é necessário para o desenvolvimento das tecnologias”, conta o especialista em tecnologia Cristiano Kanashiro.

Apesar disso, já é observado um crescimento exponencial do mercado de VR. Em 2014, havia cerca de 200 mil usuários da Realidade Virtual no mundo contra os 171 milhões projetados para 2018. A indústria de realidade virtual também vem passando por um aumento exponencial. Em 2014, ela movimentava US$ 90 milhões. Para 2018, a expectativa é que a indústria movimente US$ 5,2 bilhões e em 2025 esse valor suba para US$ 45 bilhões.

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