Transformação Digital

Investimento das empresas em tecnologia reflete diretamente no consumidor

Tecnologia deve ser encarada como algo que deve fazer parte da rotina estratégica das empresas e que contribui diretamente para o seu crescimento

Especial de Conteúdo

Inovação continua sendo a palavra que predomina nas empresas que pensam em aumentar os seus lucros. Afinal, os investimentos em tecnologia refletem diretamente no consumidor. As transformações geradas pela inovação facilitam ou agilizam processos que se traduzem em benefícios, qualidade, segurança, redução de custos e aumento de produtividade.


Um estudo recente, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), por exemplo, mostrou que as médias e grandes empresas brasileiras gastam, em geral, 7,7% da sua receita com investimento em tecnologia. Ela também apontou que isso acaba refletindo no faturamento líquido das companhias, que cresce simultaneamente.

Especialistas contam que as empresas de pequeno porte, no entanto, entendem que a tecnologia é um luxo ou gasto distante. Eles alertam que ela deve ser encarada como algo que deve fazer parte da rotina estratégica das empresas e que contribui diretamente para o crescimento destas.

A mudança nos hábitos empresariais, entretanto, pode acontecer com ações simples. As primeiras delas são: conhecer a necessidade dos negócios, saber escolher fornecedores, oferecer treinamentos, entre outras. Elas são essenciais para que você alcance o resultado esperado. Confira algumas dicas para você colocar em prática o avanço tecnológico em sua empresa:

Inclusão de nova tecnologia
O primeiro passo para fazer sua empresa evoluir é desenvolver um projeto com a necessidade do negócio. Isso é independente do porte ou segmento de atuação, afinal, para dominar uma área do mercado é fundamental conhecer as necessidades do negócio.

Por isso, planejamento é o passo inicial de qualquer projeto, desse modo é possível avaliar as principais necessidades da empresa.

Pesquisa
Procure empresas que atendam suas demandas. Uma boa dica é usar o Google para iniciar as buscas. Fóruns, redes sociais, meios de comunicação, entre outros, também ajudam na busca, mas não esqueça de procurar boas referências antes de fechar negócio.

Análise de custos
Levante os custos para a implementação da nova tecnologia nos processos da sua empresa. Por exemplo, alguns fornecedores de serviços na nuvem cobram valores maiores por oferecerem algum tipo de serviço extra, além de cobrarem taxas que aumentam ainda mais o valor final do serviço. Mas pense se esse serviço será bem utilizado para seu negócio.

Treinamentos
Após conhecer e investir nas necessidades da sua empresa ofereça treinamentos. Esse pode ser um dos momentos mais importante até aqui. A implementação de nova tecnologia altera o trabalho interno e externo do seu negócio. Nesta etapa, faça com que os colaboradores aprendam a lidar bem com a nova tecnologia implementada para que os processos sejam realizados com eficiência e agilidade.

Acompanhe os processos
Com a implementação de nova tecnologia é necessário um período de adaptação, porém, isso não significa que o trabalho termina quando todos estiverem adaptados, pelo contrário. Continue acompanhando todas as novidades e esteja pronto para atualizar o que for necessário.