Transformação Digital

Marketing de performance: saiba porque sua empresa precisa dele

O marketing de performance é uma categoria do marketing digital onde a estratégia está toda focada nos resultados

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Sempre que uma empresa faz um investimento em marketing ela quer ver os resultados. Com o decorrer dos anos, houve sempre estratégias que resultaram em estatísticas favoráveis para uma empresa. Hoje, uma dessas estratégias que melhor ajuda no crescimento de uma empresa é o marketing de performance.

O marketing de performance é uma categoria do marketing digital onde a estratégia está toda focada nos resultados. Dessa maneira, é possível acompanhar de que modo a campanha repercutiu ao público: se ela foi exibida para o seu público-alvo, se o anúncio recebeu cliques, se isso gerou acesso ao seu site, se em seu site alguém colocou um produto no carrinho e se essa compra foi ou não finalizada. Todas essas informações podem ser obtidas porque a mídia digital faz o registro desses dados.


Para o professor da especialização em mídias sociais da UniJorge, César Magalhães, essa categoria do marketing digital é uma maneira de você ter garantias de que o seu investimento terá o resultado esperado. “O marketing de performance é aquele que tem condição de medir e gerar resultados conforme foi estabelecido. Ele mede quanto você gasta, o que você atraiu e o que conseguiu com esse investimento. Você tem acesso a todas as métricas e só é remunerado pelo resultado que foi alcançado”, explica o especialista.

Resultados reais
O marketing de performance é um investimento em resultados reais, não em tentativas. Assim, é possível medir o desempenho de cada anúncio e planejar a campanha e a criação de estratégias que sejam focadas nas análises de desempenho.

Porém, é importante lembrar que como qualquer estratégia também exige um planejamento. “A primeira coisa que você precisa identificar é quem é o seu público-alvo, o que chamamos de persona. A partir disso, você vai usar ferramentas de marketing digital para direcionar os seus esforços de comunicação e interação para com aquele público”, diz Magalhães.

Uma vez que o público-alvo é identificado, é preciso tomar certos cuidados para que a sua estratégia tenha o resultado efetivo. Um desses cuidados é escrever da maneira correta paras as pessoas certas.

É necessário gerar um conteúdo para ganhar a atenção do seu público, depois você cria uma conexão com esse público, mostra-se solidário com os seus problemas e, por fim, apresenta uma solução para esses problemas. “Só depois você faz uma oferta e apresenta um produto que serve como solução para aquele problema. Essa é a melhor estratégia de marketing de performance”, afirma o especialista.

De impressões a vendas
O investimento feito no marketing de performance pode variar, indo desde as impressões e cliques até chegar as vendas propriamente ditas. As impressões são as entregas do seu anúncio – o que não quer dizer que vai haver uma visualização ou interação com ele. A depender do número que você deseja alcançar, você precisará desembolsar mais ou menos do seu orçamento.

O investimento no seu marketing de performance pode acontecer também pelos cliques (interação do usuário com o anúncio), engajamento (interação do usuário com a sua marca), leads (usuários que se transformam em potenciais consumidores) e nas vendas – que é o objetivo principal de quem quer vender um produto ou serviço.

“Hoje existem ferramentas que medem essa performance. Com o Custo por Aquisição (CPA) você faz um anúncio no Google Ads, definindo o que é essa aquisição, que pode ser receber um e-mail, adquirir o produto no site, criar leads”, esclarece o professor da UniJorge.

Alguns dos objetivos desse marketing de performance é a geração de leads, ou seja, aumento no número de usurários que solicitem um orçamento ou cotação ou façam um cadastro em seu site; otimizar a concorrência; e aumentar a quantidade de leads convertidos em vendas reais. Mas esse tipo de marketing digital pode ser usado também para conseguir um aumento de seguidores, por exemplo. Por isso, é extremamente importante definir o objetivo final antes de traçar a sua estratégia.

E para quem ainda tem dúvidas sobre essa modalidade de marketing, o professor César Magalhães resume a diferença do marketing de performance para o marketing tradicional. “O marketing tradicional seria como se você pagasse para pescar, enquanto o marketing de performance seria o equivalente a você pagar apenas pelo peixe que foi pescado”, finaliza o especialista.