Transformação Digital

Transformação digital gera mais praticidade e informação para consumidor

Enquanto as empresas precisam se adequar, os clientes já mudam sua forma de consumir

Especial de Conteúdo

Muito se fala sobre transformação digital e que ela é uma demanda de mercado. Este ambiente favorece o surgimento de negócios com alto potencial de crescimento, o que remete ao 'boom' das startups. Assim, as empresas que já estão no mercado precisam aprender a se adaptar à realidade da transformação digital para não serem atropeladas – e perderem consumidores. Mas é importante destacar que todo esse processo busca gerar impactos em uma pessoa: você, consumidor final.

Para as empresas, primeiro é necessário entender que a mudança não está relacionada apenas à oferta de produtos ou à implantação de tecnologias dentro do negócio. É preciso, na verdade, promover toda uma mudança estrutural na empresa para fazer frente ao avanço crescente do acesso à internet. Com a presença cada vez maior no universo on-line, as empresas devem iniciar a sua jornada já no meio digital, possibilitando a expansão de mercados e da oferta de serviços e produtos.

Foto: Reprodução
Enquanto as empresas se aprimoram neste sentido, os consumidores também vão mudando a forma de consumir e esperam uma resposta das empresas. Um exemplo simples e clássico é a forma com que lidamos com os serviços deliveries de uma determinada empresa. Há poucos anos, só tínhamos uma opção: fazer o pedido via telefone. Hoje, aplicativos possibilitam fazer essa tarefa de forma muito mais prática. Assim, aqueles restaurantes que só mantém a velha opção do telefone, vão ficando para trás.

Marketing, tecnologia e modelo de negócio
Para chegar ao consumidor final de forma eficiente, a transformação digital em uma empresa precisa ir muito além de mudanças na área de TI. Faz-se necessária uma grande adequação em setores como marketing, vendas, tecnologia, sucesso do cliente, liderança e modelo de negócio.

A preocupação com a clientela e suas necessidades é um ponto essencial no processo de transformação digital. Para isso, é necessária uma boa estratégia de marketing digital, garantindo assertividade na comunicação com o cliente e proporcionando autoridade à empresa sobre um público específico, além de assegurar maior eficiência e custo-benefício sobre o investimento feito. Isso também gera a possibilidade de esquematizar o modelo de vendas com base em dados e taxas de conversão.

Outro ponto importante nessas mudanças estruturais das empresas envolve a tecnologia e a adoção de técnicas que permitam uma otimização dos processos internos, resultando em redução de custos. Essa otimização também garante uma maior assertividade na tomada de decisões, uma vez que elas são feitas com base em dados oferecidos pelas ferramentas.

O modelo de negócio também precisa passar por mudança. A transformação digital exige atualização do posicionamento de marca e da precificação, garantindo melhores índices de conveniência e fidelização para o negócio. Esse novo modelo deve também trabalhar a cultura da empresa, para que o foco seja sempre o cliente e sua satisfação.

Processos simplificados de produção
A busca para agradar um novo perfil de consumidor gera benefícios, para as empresas, não só nas vendas finais. Todo o processo de produção passa por uma mudança e colhe os frutos, a partir da aplicação da tecnologia móvel no domínio pessoal quanto no empresarial.

Porém, incorporar essas tecnologias para a simplificação de processos deve ser colocado em pauta dentro das ações de transformação das empresas. E essa digitalização pode acontecer de três maneiras: substituição, extensão e avanço.

A substituição é a utilização de novas tecnologias na realização de atividades que já são feitas por outros métodos. Um bom exemplo é o uso do smartphone para o envio de e-mails, tarefa antes feita exclusivamente por meio de computadores. Já a extensão traz uma melhora significativa no desempenho ou funcionalidade do processo, graças a uma nova tecnologia.

A terceira alternativa exige a redefinição de um processo ou função por causa do surgimento de uma nova tecnologia. Esse método é chamado de avanço. Uma empresa que utiliza de análise preditiva para basear as suas estratégias de marketing está em conformidade com o método do avanço.