Venha para Estácio

Como garantir um Ensino Digital de qualidade? Saiba o que é essencial

Apesar do crescimento, uma dúvida ainda existe para muitos estudantes: o Ensino Digital tem a mesma qualidade do presencial?

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
O ensino superior à distância, o EAD, cresceu nos últimos anos pela dificuldade de muitos estudantes de conciliar a rotina com as aulas presenciais, além de menor investimento financeiro. Em 2019, pela primeira vez o número de vagas para cursos à distância superou a quantidade oferecida para cursos presenciais, o que mostra o crescimento da modalidade.

Mas, apesar do crescimento, uma dúvida ainda existe para muitos estudantes: o Ensino Digital tem a mesma qualidade do presencial? Isso porque muitos ainda acreditam que é necessária a interação de forma presencial com os professores ou outros alunos e que só dessa forma haverá uma dedicação e aprendizado. 

Por isso, para acabar com o receio do ensino à distância e acompanhar as mudanças culturais e de aprendizagem, é preciso desmistificar esses e outros pontos. A distância que os professores têm dos alunos em um curso Ensino Digital é compensada pela presença de tutores que ficam disponíveis pela Tutoria da Disciplina, Mensagens, Canal de atendimento online, Zero Dúvidas e via chat, além do Conteúdo Online, Vídeo aulas, Exercícios e Simulados. Contudo, os cursos à distância não são mais fáceis do que os presenciais. Em muitos casos, dependendo do perfil do estudante, pode estar ainda mais difícil, já que requer mais disciplina, maturidade e determinação. 

Por fim, lembre-se que o diploma Ensino Digital é o mesmo diploma de um curso presencial, com a mesma estrutura curricular e carga horária. O diploma vai informar se você se formou em uma graduação (formação bacharelado, licenciatura ou graduação tecnológica) e/ou uma pós-graduação, mas não vai identificar se foi à distância ou não.

Vantagens do Ensino Digital

A Estácio tem vasta experiência no ensino digital e oferece diversas vantagens para a melhor qualidade no Ensino Digital. Entre os diferenciais, como o Plano de Estudo e Oficinas a instituição possui um ambiente virtual de aprendizagem, com um layout dinâmico, interativo e de fácil acesso que favorece a navegação e o estudo, onde o estudante pode acessar os Livros Didáticos Online, os Planos de Estudos e outros conteúdos importantes para a vida acadêmica, postados pelo professor da disciplina nas Bibliotecas Virtuais. Tudo isso podendo acompanhar no Aplicativo Estácio que pode ser baixado no celular ou tablet.

No Ensino Digital da Estácio, o estudante tem acesso a diferentes objetos de aprendizagem, como Livros Didáticos Online; Exercícios e Simulados; Tutoria da Disciplina (interação coletiva com os colegas matriculados), Mensagens (um canal de comunicação direto com o professor para manter a comunicação acadêmica de forma online); plano de ensino; biblioteca virtual, central de mensagens, atendimento online: via chat e zero dúvidas; diferenciais e benefícios como links do Clube do Aluno, Portal Estácio Carreiras / Portal de Vagas e Cursos Livres, tudo isso disponível para você!

Critérios de avaliação

Os estudantes do Ensino Digital irão cursar disciplinas durante todo o período letivo e não são avaliados por frequência e sim serão avaliados em duas provas por disciplina no final do semestre, onde a média na graduação é 6,0 e se alcançar a aprovação na primeira avaliação não será obrigatório a realização da segunda, ou seja, fica de férias.

Para ser aprovado na disciplina, o estudante precisa ter a nota igual a 6,0. A nota será composta pela prova (AV), que vale 10 (dez), e ainda tem a chance de obter a aquisição da pontuação extra no SIMULADOS AV, onde você terá até 03 oportunidades de validar seu aprendizado, realizando exercícios que contemplam o todo conteúdo digital, de casa ou em qualquer local sem a necessidade de ir ao seu polo. Além disso, você também poderá obter até 2,0 pontos extras na composição final da sua nota desde que a nota de sua prova seja igual ou superior a 4,0 (quatro). Das 3 tentativas do simulado, será levado em consideração aquela com o maior índice de acertos.


Caso não alcance a média 6,0 na primeira AV terá uma segunda oportunidade de avaliação (AVS – Avaliação Substitutiva) que contempla também todo conteúdo digital que vale 10 (dez) e a aquisição da pontuação extra no SIMULADOS AV.