Verão

Aprenda dez receitas usando o coco, a fruta do Verão

O fruto serve de ingredientes para deliciosas receitas doces e salgadas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
O coco é um dos frutos tropicais mais completos cultivados no Brasil. Além de ser 100% aproveitado, ele é fonte de proteínas, gorduras, calorias, carboidratos, vitaminas e sais minerais. Além disso, o coco serve de ingrediente para muitas receitas, sejam elas doces ou salgadas. Confira algumas:
Ingredientes:
1kg de abóbora de pescoço, descascada e cortada em cubos
1/2 quilo de açúcar
2 pauzinhos de canela
6 cravos-da-índia
1/2 xícara de coco ralado
Modo de preparo:
Numa panela grande, coloque a abóbora, o açúcar, a canela e os cravos. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até a abóbora começar a soltar água e umedecer o açúcar. A partir daí, abaixe o fogo e vá mexendo de vez em quando. Quando a abóbora tiver desmanchado e a calda tiver engrossado um pouco (leva uns 35 a 45 minutos), junte o coco e deixe mais uns 10 minutos em fogo baixo. Deixe esfriar e guarde em pote com tampa na geladeira.




Ingredientes:
2 lombos de Bacalhau dessalgado Dias
1/2 coco fresco ralado
4 colheres de sopa de azeite
1 tomate picado
3 dentes de alho amassados
1/2 cebola picada
1/3 de pimentão bem picado (pode ser o vermelho, verde ou amarelo)
Ervas finas a gosto
100ml de água
200 ml de leite de coco
1 colher de chá de coloral
1 colher de chá cominho
Azeitonas a gosto para servir.
Modo de preparo:
Em uma panela média doure os dentes de alho já amassados e a cebola no azeite. Coloque aos poucos o tomate e o pimentão picados. Mexa por alguns minutos, acrescente água e os temperos (coloral, cominho e ervas finas). Deixe refogando por uns 5 minutos. Adicione o leite de coco e o coco fresco ralado e deixe cozinhar por 10 minutos para que o coco e os demais ingredientes fiquem moles. Coloque os lombos de Bacalhau dessalgado Dias, se preferir corte-os ao meio para caber na panela e cozinhe por mais 15 minutos.
Ingredientes:
1/3 de xícara (chá) de açúcar para a cobertura
1 1/2 xícara (chá) de coco fresco ralado
3/4 de xícara (chá) de açúcar para a massa
1/2 xícara (chá) de manteiga
4 ovos
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 xícara (chá) de leite de coco
Modo de preparo:
Unte uma forma desmontável de 23 cm de diâmetro. Preaqueça o forno a 200 °C (quente). Bata bem o açúcar e a manteiga. Misture os ovos, a farinha e o fermento. Coloque a massa na forma e espalhe sobre ela a cobertura. Asse por 30 minutos. Retire do forno e regue com o leite de coco. Deixe esfriar e desenforme.
Modo de preparo da cobertura:
Leve ao fogo o açúcar e o coco até caramelizar. Retire do fogo e deixe esfriar.
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de tapioca (360 g)
1 xícara (chá) de água (240 ml)
1 xícara (chá) de coco ralado (80 g)
1/2 xícara (chá) de açúcar (90 g)
1 xícara (chá) de leite (240 ml)
1 xícara (chá) de leite de coco (240 ml)
1 pitada de sal
Coco fresco em flocos a gosto
1 xícara (chá) de leite condensado (320 g)
Modo de preparo:
Numa tigela, coloque a tapioca e a água. Misture bem. Junte o coco ralado, o açúcar, o leite, o leite de coco e o sal. Misture novamente. Transfira a mistura para uma assadeira de 18 x 25,5 cm. Deixe repousar por 2 horas. Na hora de servir, corte em quadrados, cubra com o coco fresco em flocos e despeje o leite condensado. Se desejar, sirva gelado.


Ingredientes:
300 g de ameixa preta sem caroço 
1 xícara (chá) de água 
1 litro de leite 
1 vidro de leite de coco 
100 g de coco ralado 
6 colheres (sopa) de amido de milho 
1 lata de leite condensado 
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque a ameixa, a água e cozinhe até ficar macia. Deixe esfriar e bata no liquidificador até formar um purê. Reserve. No liquidificador, bata o leite, o leite de coco, o coco ralado, o amido e o leite condensado.
Transfira para uma panela, leve ao fogo e cozinhe, mexendo até engrossar. Em uma fôrma própria para pudim untada com óleo, coloque o pudim de coco e mescle com a pasta de ameixa. Leve à geladeira até firmar. Desenforme na hora de servir e decore com coco ralado. 






Ingredientes:
2 xícaras de chá de arroz italiano para risoto, tipo arbório ou carnarolli, sem lavar 
1 kg de camarões médios com casca (500 gramas de camarão limpo) 
2 dentes de alho, sem casca, inteiros 
1 talo de alho poro em rodelas finas 
1 cebola média em corte Juliana (tirinhas) 150 gramas de coco fresco ralado 
200 gramas de maturi fresco 
30 ml de dendê ou 100gr de manteiga gelada
10 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 xícara de chá de vinho branco seco 
sal 
pitada de pimenta do reino branca 
2 L de caldo de camarões, aproximadamente
Modo de preparo:
Limpe os camarões (retire as cascas e a tripa sempre em água gelada) e reserve. - Coloque o caldo para ferver com bouqeut garni (amarrado de alecrim, tomilho, folha de louro, alho poró e salsinha). - Numa panela, derreta metade da manteiga com o azeite e coloque o alho poró em tirinhas, fritando-o ate murchar. - Junte o arroz, o coco e a pimenta do reino, e deixe refogar alguns minutos. Adicione o vinho branco e deixe reduzir um pouco. - Comece a adicionar o caldo em fervura, em pequena quantidade de cada vez, mexendo de vez em quando. - Adicione o maturi e em seguida os camarões. - Quando o risotto estiver al dente, estará pronto. Desligue o fogo, coloque então o dendê ou substitua por manteiga gelada e tampe a panela por 2 minutos. Mexa, corrija o sal e sirva.
Prepare caldo de camarão: ferva as cabeças e a casca com água, cenoura, tomate, cebola, alho, nabo e alho poró. - Coe e terá um caldo substancial. - Ou use caldo pronto diluído em água fervente.
Ingredientes:
4 ovos
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
1/4 de xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher (chá) de fermento em pó
Ingredientes para o recheio:
2 xícaras (chá) de doce de coco
Ingredientes para a cobertura:
200 g de chocolate meio amargo derretido em banho-maria
Modo de preparo:
Aqueça o forno em temperatura média. Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura leve e fofa. Desligue o aparelho e peneire os ingredientes restantes sobre a mistura. Mexa com uma colher de pau até obter uma massa homogênea. Transfira para a assadeira e asse por 20 minutos ou até começar a dourar. Deixe amornar e desenforme sobre um pano de prato. Vire o bolo e reserve.
Montagem:
Espalhe o recheio sobre o bolo reservado e, com a ajuda do pano ou do papel-manteiga, enrole-o pelo lado menor. Transfira para uma travessa e, por cima, derrame o chocolate derretido. Sirva em seguida.
Ingredientes:
1/3 de xícara de água 
1 envelope de gelatina em pó branca, sem sabor
1 xícara de leite 
1 xícara de leite de coco 
6 claras  
5 colheres (sopa) de açúcar 
1/4 de xícara de coco queimado ralado
Ingredientes para a calda:
1 xícara de açúcar 
1/2 xícara de água
Modo de preparo:
Em um refratário pequeno, polvilhe a água com a gelatina, batendo com um garfo, até misturar bem. Deixe descansar por cinco minutos e leve ao fogo, em banho-maria, até dissolver. Reserve. Em uma tigela, misture os dois tipos de leite. Junte à gelatina. Leve à geladeira, mexendo às vezes, por 13 minutos ou até obter uma consistência de clara de ovo crua. Na batedeira, bata as claras em neve. Sem parar de bater, junte aos poucos o açúcar até obter picos firmes. Adicione a mistura de gelatina e mexa cuidadosamente com uma espátula. Fixe uma tira de papel-manteiga de 3 cm de largura na borda de uma forma refratária para suflê com capacidade para 1,5 litro. Despeje a massa na forma e le- ve para gelar por quatro horas ou até ficar bem firme. Prepare a calda: em uma panela, leve ao fogo o açúcar e a água, mexendo, até dissolvê-lo. Deixe cozinhar, sem mexer, até a calda adquirir cor de caramelo. Espere esfriar. Retire o colarinho de papel-manteiga da forma e pressione o coco ralado nas laterais do suflê. Sirva com a calda de caramelo.
Ingredientes:
100 g de açúcar refinado
100 g de coco ralado Desidratado
manteiga suficiente para passar nas fatias de pão
1 pão amanhecido e fatiado (pode ser baguete ou qualquer outro pão).
Modo de preparo:
Passe manteiga nos dois lados do pão. Misture o coco ralado com o açúcar e passe em cada fatia de pão com manteiga como se fosse empanar. Leve ao forno brando e deixe dourar os dois lados. Guarde em latas bem fechadas e sirva no lanche ou café da manhã.








Ingredientes:
500mL de água
2 xícaras (chá) de coco ralado
2 xícaras (chá) de arroz branco
Sal a gosto
1kg de camarão fresco
2 dentes de alho amassado
1 tomate picado
1 cebola picada
1 envelope de caldo de legumes
½ xícara (chá) de coentro picado
½ xícara (chá) de cebolinha picada
½ pimentão vermelho picado
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
½ xícara (chá) de azeite de oliva
200g de requeijão cremoso

Modo de preparo:
Em um recipiente com tampa, tempere o camarão com alho, tomate, cebola, caldo de legumes, coentro, cebolinha, pimentão e extrato de tomate. Deixe marinar de um dia para o outro na geladeira. Bata o coco ralado com água por 30 segundos no liquidificador e coe o “leite de coco grosso”, reserve 1 xícara de chá do líquido. Bata novamente o coco por 3 minutos, coe e despeje o líquido obtido em uma panela. Adicione o arroz e o sal e deixe cozinhar. Quando já estiver quase cozido, acrescente o camarão temperado e o “leite de coco grosso” reservado e deixe por 5 minutos. Finalize com azeite e o requeijão cremoso. Sirva.