Verão

Confira dicas para evitar a indisposição nos dias de calor

Para manter o corpo hidratado, é importante buscar ajuda médica para que a reidratação seja feita de forma adequada.

Redação iBahia (redcaao@portalibahia.com.br)

Nessa época do ano em que o as temperaturas aumentam, a moleza e o cansaço nos acompanham durante o dia. A sensação de fadiga, indisposição, sono excessivo, moleza no corpo, mal-estar e certas vezes, a desmotivação e a improdutividade crescem junto com os termômetros. Segundo uma matéria do site eHow Brasil, tudo isso acontece por conta da variação da temperatura ambiente, principalmente quando há ondas de calor extremas e bruscas, onde pode gerar cansaço e mal-estar no corpo até que ele seja adaptado à mudança.

Outro motivo para isso é a desidratação, que é uma das causas mais comuns de fadiga, indisposição e tonturas. Nessa época do ano, o corpo pede muito líquido através do suor e, caso não haja uma reposição adequeada, pode ocasionar boca seca, dores de cabeça, enjoo, pouca urina de cor amarela escura, cansaço corporal e abatimento, causando olheiras e pele sem elasticidade. Para manter o corpo hidratado, é importante buscar ajuda médica para que a reidratação seja feita de forma adequada. Outra dica é repositores de eletrólitos, o que ajuda a diminuir os sintomas.

Para manter o corpo hidratado, é importante buscar ajuda médica para que a reidratação seja feita de forma adequada.

Um terceiro fator é a junção do excesso de calor nos dias abafados e a incidência direta do sol pode ocasionar a hipertermia, condição que eleva a temperatura corporal mais de 40ºC. Isso se torna altamente perigoso para crianças, idosos e pessoas com pressão alta. Para que seja evitado a hipertermia e a insolação, é necessário se proteger do sol e do calor na sombra, além de manter-se hidratado.

Por fim, a insônia é um sintoma da fadiga causada pelo excesso de calor menos nocivo, só que igualmente incômodo. Com as altas temperaturas, o sono não será tão reparador quanto em temperaturas mais amenas e isso acaba influenciando na energia e disposição do dia seguinte. Por isso, durma com ventiladores ligados e mantenha sempre um copo d'água e uma toalha úmida por perto para se refrescar quando for dormir.