Verão

Mostra de imagens que homenageiam Iemanjá fica em exposição até esta segunda (2)

O artista visual Ricardo Franco explorou cores para mostrar uma visão multirracial de Iemanjá

Redação iBahia (agenda@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Esta segunda (2) é dia de oferecer flores e perfumes  no mar para saudar  Iemanjá. E, para homenagear a Rainha do Mar, um grupo de artistas se reuniu para customizar  imagens em fibra de vidro da orixá.

Artista visual Ricardo Franco explorou mistura racial na composição da sua Iemanjá, que está exposta hoje no Shopping Bela Vista 





O artista visual Ricardo Franco explorou cores para mostrar uma visão multirracial de Iemanjá. “Fiz o corpo em três cores e explorei o fato dela ser venerada por gente de todas as crenças e religiões”, explica Franco, que além de  tinta acrílica colocou pérolas na concepção da sua escultura.


Quem resolveu fazer uma leitura diferente do tradicional azul de Iemanjá foi a cantora e artista plástica Mônica San Galo. Sua versão da Rainha do Mar é trabalhada com flores. “A flor faz parte do meu trabalho. Gosto de pintar divindades e ícones das religiões e tenho um carinho especial por Iemanjá. Minha ideia foi fazer uma representação dela no estilo arrochadeira com muito perfume e maquiagem”, brinca Mônica, que usou tinta acrílica automotiva para cobrir a  escultura.


Além de Mônica e de Ricardo, participam da exposição Yéyé Omo Ejá os artistas Bel Borba, Ana Castro, Erickson Britto, Marcelo Mendonça e Jorge Morillo.  Até hoje, a exposição ficará disponível para visitação gratuita no  Shopping Bela Vista, Piso L2 – em frente à Livraria Leitura. Amanhã, elas  serão levadas para a Loja Nino Nogueira Decor, no Rio Vermelho, como parte da programação realizada na loja para homenagear Iemanjá.

As setes esculturas poderão ser adquiridas durante o evento - cada uma será vendida por R$ 2, 7 mil. De acordo com a organização do evento,  parte da renda obtida com a venda das imagens da orixá será revertida para a Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), localizada no bairro de Pernambués, em Salvador.

Correio24horas