Verão

Praia, piscina e calor: confira dicas para o cabelo não sofrer no verão

Médica mostra dez dicas para aproveitar a estação sem prejudicar a cabeleira, mantendo-a linda e saudável o ano todo

Agência O Globo
- Atualizada em

Praia, piscina, sal, cloro, suor, muito sol... O verão está com tudo, e para a gente se refrescar só mesmo se rendendo aos mergulhos. Mas e o cabelo, como fica? É importante não descuidar dos fios, que precisam de atenção especial nesta época do ano para não ficarem ressecados por conta da exposição aos raios solares.

Foto: Divulgação
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Camila Marçal, médica-responsável pelo Instituto da Pelle Madureira, lista aqui dez dicas para aproveitar a estação sem prejudicar a cabeleira, mantendo-a linda e saudável o ano todo.

1- Nos dias de sol, os fios devem ser protegidos com o uso de filtro solar, que é encontrado em alguns leave-ins. Eles formam uma película na haste do fio, diminuindo a perda de umidade e formando uma barreira de proteção contra os raios UV.

2- Após o mergulho no mar ou na piscina, procure lavar os fios com água doce, para evitar o ressecamento pela água salgada ou pelo cloro. Caso não tenha uma ducha por perto, use uma garrafinha de água mineral.

3- A barreira física também é muito importante. Invista em lenços, bonés ou chapéus UV para proteger o cabelo e o couro cabeludo.

4- A hidratação é fundamental para evitar o ressecamento e a quebra dos fios e deve ser realizada pelo menos uma vez na semana. Além das máscaras, há uma diversidade de ampolas no mercado, que promovem uma recuperação rápida dos fios.

5- Os óleos vegetais também costumam auxiliar bastante no cuidado do cabelo durante o verão. O de coco, por exemplo, é uma excelente opção para uma hidratação profunda dos fios. Existem diversas formas de uso, mas é importante frisar que a aplicação deve ser feita apenas nos fios.

6- Aproveite as altas temperaturas do verão e dê preferência a banhos frios, que são mais saudáveis para o cabelo. A água muito quente estimula a oleosidade do couro cabeludo e abre as escamas dos fios, contribuindo para o ressecamento e a perda de brilho.

7- Couro cabeludo oleoso pode precisar de higienização mais frequente durante o verão, pois o ambiente úmido aumenta a proliferação de fungos. Use xampus e condicionadores específicos para esse tipo de queixa.

8- Pessoas com cabelo louro, colorido ou com mechas devem investir em produtos que protejam a cor. Além disso, é importante evitar procedimentos químicos durante a estação.

9- Para quem não dispensa o uso de secador, o cuidado deve ser ainda maior. O uso de protetores térmicos e a utilização do aparelho a uma distância de pelo menos 15 centímetros da cabeça ajudam a diminuir os danos.

10- E não se esqueça de consultar seu dermatologista para avaliar a necessidade de outros cuidados ou tratamentos específicos para seu cabelo.