Verão

Sou Verão: FitDance e aulas de stand up paddle agitam orla da Ribeira

Sou Verão oferece também outras atividades; sábado que vem é na Barra

Nilson Marinho, do Correio 24h (nilson.marinho@redebahia.com.br)
O verão só chega mesmo no dia 21 deste mês, mas para muita gente a estação mais quente do ano já começou. Pelo menos para uma galera animada que compareceu na manhã deste sábado (2) na Avenida Beira Mar, no bairro da Ribeira, para aproveitar as atividades do Sou Verão do CORREIO.
Foto: Arisson Marinho | Correio*
A dona de casa Rita Maria, 54 anos, ficou sabendo pelo 'zap' que na praia onde costuma fazer caminhadas vai ter atividades gratuitas, como ioga, stand up, aula de dança e muita música até às 12h. Ela, que mora no bairro de Itacaranha, não hesitou em acordar para ir até a Ribeira aproveitar a programação. Foi a primeira a chegar. "Já joguei frescobol e agora estou aqui tomando coragem para andar nesse negócio (stand up paddle). Estou gostando muito, onde tiver essas atividades eu vou pegar meu ônibus pra chegar junto", brinca a dona de casa.

Quatro instrutores estarão durante toda a manhã orientando os banhistas para a prática. Antes de subir no pranchão, o banhista precisa fazer um alongamento, colocar o elástico no pé e o principal: manter o equilíbrio. "Mas vamos estar aqui ao lado deles (banhistas) dando todas as instruções", explica o instrutor Elton Santos, 33.
Foto: Arisson Marinho | Correio*
O auxiliar administrativo Moacyr Caldas, 47 anos, foi com o filho e o neto passear na Ribeira. Ao chegar no local, onde costuma pegar uma praia, percebeu uma movimentação diferente. Gostou do que viu. "Acho bacana essa iniciativa de agitar lugares fora do eixo Centro/Barra. Essa região precisa mesmo disso", disse Moacyr.
E quem quer fugir da areia, pode surfar no asfalto com os longboards. A advogada Zenilda Alves, 46 anos, veio na companhia dos amigos para fazer a atividade. Mesmo depois de dois tombos, ela não desanimou. "Estou fazendo isso pela primeira vez. No primeiro tombo até doeu, mas, no segundo, eu já estava mais esperta", brinca Zenilda.
O evento conta ainda com a presença do paratleta Leo Curvelo."É preciso incentivar as pessoas com deficiência que ficam em casa com vergonha de sair. Para as pessoas 'normais', que acham que tudo é difícil, quero mostrar que elas também podem fazer algum esporte. Todos aqueles que colocam o não na frente quando me vê acredita que também é possível"
Na hora do show do grupo no Fit Dance, celular na mão pra registar o momento, mas sem esquecer de 'meter dança'. A estudante de enfermagem Luana Nobre, 20 anos, foi até a praia com os quatro amigos só pra dançar o 'ritmo mexicano'. Enquanto a música não tocava, ela não perdeu tempo pra acompanhar todas as outras coreografias do grupo. "Eu já faço fit dance na academia, mas essa é a primeira vez que estou vendo eles pessoalmente. Estou adorando", contou Luana.

Atividades
Com atividades esportivas programadas para acontecer em 8 edições - sendo quatro na Ribeira, nos dias 2 e 16 de dezembro e nos dias 6 e 20 de janeiro, e quatro na Barra, dias 9 e 23 de dezembro e 13 e 27 de janeiro - as práticas incluem stand up paddle, caiaque, patins, longboard e frescobol, e serão oferecidas por instrutores que atenderão ao público de forma gratuita com inscrições feitas na hora e no local.
Além do esporte, o projeto conta ainda com o Palco Movimento, levando para as ruas o aulão da FitDance, aulas de ioga, zumba, Mahamudra e alongamento, além de coleta de lixo na areia e no mar, e bate-papos com personalidades convidadas pela editoria de Esporte do Correio, sempre das 8h às 12h.
Quando o assunto é música, o shows ocorrerão a partir da última semana de dezembro, com apresentações gratuitas dos artistas e bandas Maglore (23 de dezembro), Pedro Pondé e Afrocidade (6 de janeiro) Larissa Luz e Ministereo Público (13 de janeiro) e Àttooxxá (20 de janeiro). As apresentações estão marcadas para as 19h, no Largo da Mariquita – Rio Vermelho.
O projeto Sou Verão é realizado pelo Correio e conta com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio do Sabin e Vitalmed.
SERVIÇO

Sou Verão
Esportes - Ribeira – 2 e 16/12, 6 e 20/01 | Barra – 9 e 23/12, 13 e 27/01
Música – dias 23 de dezembro; 6, 13 e 20 de janeiro – Rio Vermelho
Gratuito