Verão

Stand up paddle é a sensação da Praia da Concha, em Itacaré

Instrutores estão disponíveis durante o dia todo e aulas custam em média R$ 30

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
Quem chega na Praia da Concha, em Itacaré, não deixa de reparar na grande quantidade de pranchas no mar. O stand up paddle, esporte que se pratica em pé numa prancha grande e com remos, é a sensação do local, que tem barraquinhas de aluguel de equipamentos em toda a sua extensão. Com águas mais calmas do que as outras praias da cidade, a Praia da Concha é o lugar ideal para quem quer começar a praticar o SUP.
Van Damme é um dos instrutores que trabalha na Praia da Concha, na barraca de Sheik. Ele pratica o esporte há 20 anos e foi o precursor da atividade no local. "Ele é uma lenda", diz Sheik, o chefe. Van Damme tem tanta intimidade com a prancha que rema com uma perna só e até planta bananeira no meio do mar. Uma aula com ele custa R$ 30 e dura cerca de uma hora. "O treinamento começa na areia, com noções básicas de remo e postura. Depois, vamos para a água. O aluno começa ajoelhado na prancha, e, quando se sente seguro, pode ficar em pé", explica o instrutor. 

O movimento na praia começa cedo. Às 7h30 chegam os primeiros instrutores, que só vão embora depois que o sol se põe. "Tem aluno chegando aqui a qualquer hora do dia", fala Van Damme, que já perdeu as contas de quantas aulas dá por dia. "É uma atrás da outra. Quando termino com um aluno, já tem outro me esperando", comemora.