Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > mundo
Whatsapp Whatsapp
MUNDO

Tá quente em Salvador? Veja dez lugares onde o calor é ainda pior

Lista inclui cidades da Líbia, Tunísia, Mali, Catar, Estados Unidos e até Austrália; confira

• 20/01/2015 às 14:58 • Atualizada em 27/08/2022 às 9:07 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O verão de 2015 tem surpreendido os soteropolitanos no quesito calor. Apesar de as temperaturas máximas muitas vezes não passarem dos 33°C, a sensação térmica na capital baiana parece ser muito maior. Tempo bom para praia, caminhadas ou qualquer outra atividade ao ar livre. No entanto, há quem não se adapte a situação. Mas se em Salvador não está bom para alguns, imagine se estas pessoas vivessem em locais onde o calor é ainda pior do que o que está fazendo na capital baiana. Não conhece nenhum? A revista Exame montou uma lista com dez lugares que sofrem com uma verdadeira lua durante o dia. Confira! Death Valley, CalifórniaO Death Valley, ou Vale da Morte, no deserto de Mojave, na Califórnia (EUA), é a região mais quente do mundo. Seu recorde de temperatura é de 56.7°C, registrados no dia 10 de julho de 1913. Além do extremo calor que predomina, o lugar é considerado um dos mais secos do país, já que a precipitação média anual é de menos de 5 centímetros. Mesmo assim, a região atrai milhares de turistas.
El Azizia, LíbiaO título de mais quente do mundo pertenceu durante muito tempo a El Azizia, importante centro comercial que fica a 55 km de Trípoli, na Líbia. A temperatura no local, segundo registros antigos, chegou a atingir 57.78°C no dia 13 de setembro de 1922. O título só não ficou no lugar pois a Organização Meteorológica Mundial considerou o dado pouco confiável, devido a medições imprecisas, e o cedeu ao Vale da Morte (acima). Estima-se que, atualmente, a maior temperatura registrada no local não tenha passado dos 56°C.
Kebili, TunísiaParece que calor e Kebili são expressões redundantes na Tunísia. A cidade é uma espécie de oásis no deserto do país e seu recorde é de 55°C. Kebili é a mais antiga cidade habitada na Tunísia, lar de aproximadamente 18 mil pessoas. O verão de lá guarda um calor escaldante, mas o inverno também não fica atrás, com um frio rigoroso.
Ghadames, LíbiaMais uma cidade da Líbia ganhou espaço nesta lista. Trata-se da "Pérola do Saara", como foi apelidada Ghadames, local que está na lista de Patrimônios Mundiais da Humanidade, da Unesco. Boa parte das ruas da cidade tem solo na cor branca e são sombreadas pelas construções. Lá, as temperaturas máximas ao longo do ano ficam em torno dos 41°C, mas os termômetros da cidade já alcançaram os 55°C.
Timbuktu, MaliCom uma população de aproximadamente 32 mil pessoas, Timbuktu está ao sul do deserto do Saara, em Mali. A cidade, que também é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco, é um centro administrativo. Lá, em maio, mês mais quente, a temperatura média gira em torno de 42°C, mas seu recorde é de 54.44°C.
Araouane, MaliResidem neste verdadeiro deserto apenas 300 famílias. Araouane é uma vila subsaariana no caminho para Timbuktu onde há um comércio forte de caravanas, já que a chuva no local não é suficiente para garantir um cultivo agrícola satisfatório. Ao menos, a pesquisa diz que venta muito no local, que já sofreu com a temperatura máxima registrada de 54.4°C.
Tirat Tsvi, IsraelA cidade de Tirat Tsvi já chegou a marcar a temperatura mais alta oficialmente registrada na Ásia. O local é um kubitz religioso no sul do país, localizado no Vale do Beit Shean. A região é muito fértil, apesar do calor, já que costuma ser inundada pelo rio Jordão. Em junho de 1942, o termômetro marcou 54°C.
Mohenjo-daro, PaquistãoNão há trégua para quem mora nas proximidades do sítio arqueológico Mohenjo-daro, cujo nome significa Monte dos Morros, no Paquistão. Em maio de 2010, o lugar, que registrou uma temperatura máxima de 53.5°C, é um dos mais vulneráveis a eventos climáticos extremos, como enchentes e secas rigorosas.
Oodnadatta, AustráliaSaindo um pouco da África e da Àsia, a cidade de Oodnadatta se destacou na lista ao atingir o recorde australiano de 50.7°C, em 1960. Em tempos de sol no local, os termômetros custumam ultrapassar os 40°C facilmente.
Doha, CatarTalvez mais famosa de todas as cidades listadas, Doha, que será uma das sedes da Copa do Mundo de 2022, no Catar. Os amantes do futebol deverão estar preparados para a temperatura média de 40°C. No verão, os termômetros chegam a passar dos 50°C.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO :

Ver mais em Mundo