Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Veja dicas para acompanhar o cortejo da Lavagem do Bonfim

Os fieis fazem um percurso de 8Km a pé

• 15/01/2014 às 9:47 • Atualizada em 26/08/2022 às 20:57 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Todos os anos, centenas de milhares de fieis percorrem 8Km da Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, à Colina Sagrada, em um cortejo para reverenciar Senhor do Bonfim. O dito popular diz que "quem tem fé vai a pé", no entanto é preciso tomar alguns cuidados para enfrentar horas de muito sol e longa caminhada para não passar apuros durante a festa popular. Em entrevista ao iBahia, a dermatologista Vitória Rêgo deu dicas de como se prevenir de problemas causados pelo forte calor, pelo suor e pelo sol. Segundo a médica, é recomendável às pessoas que irão se expor a temperaturas elevadas que se protejam com óculos escuros, boné ou chapéu, roupas leves e, de preferência, claras. "Isso porque o suor acaba sendo muito intenso e pode causar reações imediatas", disse. Ainda de acordo com a especialista, é importante ingerir bastante líquido para evitar desidratações e não esquecer de proteger os lábios e do uso do filtro solar em áreas expostas, como o rosto, os braços e as pernas. "Isso é para que não tenhamos complicações posteriores, como o aparecimento da miliária, que chamamos de brotoeja, erupção normalmente relacionada ao calor", avisou.
O uso de óculos escuros é fundamental
Além do sol, é importante ficar atento a outras dicas. O uso de calçados confortáveis pode evitar dores nos pés no dia seguinte e não esqueça de levar documentos de identificação. Optar por comidas industrializadas em embalagens fechadas, como biscoitos, salgadinhos e chocolates é a melhor opção. Evite consumir alimentos feitos na rua.
A dermatologista também revelou como as pessoas devem agir logo após o evento. "É preciso tomar um banho de imediato, para evitar que o suor irrite a pele. Também é importante bastante hidratação na pele, com o uso de hidratante, até para uma eventual queimadura", aconselhou. Vale lembrar que em caso de qualquer alteração no corpo durante ou depois do evento deve-se procurar um médico especialista.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador