Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Cabula possui hospitais que são referência no estado

Muita gente tem preferido mudar para bairros que tenham acesso fácil a clínicas médicas e hospitais

Redação iBahia • 21/09/2017 às 12:00 • Atualizada em 26/08/2022 às 21:02 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Oferecimento
A saúde tem se tornado uma das principais preocupações das famílias brasileiras, principalmente com o objetivo de adquirir e melhorar a qualidade de vida. Por isso mesmo, muita gente tem preferido mudar para bairros que tenham acesso fácil a clínicas médicas e hospitais.
E o Cabula não está desassistido de clínicas médicas. Além de uma variedade de clínicas e laboratórios particulares, o bairro conta ainda com a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), localizada na Travessa do Saboeiro. Há ainda a UPA 24H do Hospital Geral Roberto Santos, que conta com Acolhimento Com Classificação de Risco e tem seis consultórios médicos, 26 novos leitos, além das salas específicas para raio-x, aplicação de medicamentos e laboratório de análises clínicas.
É no bairro também que fica o Centro de Informações Antiveneno (CIAVE) da Bahia, considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como modelo para os países em desenvolvimento e referência nacional na área de Toxicologia. Lá há orientação, diagnóstico, terapêutica e assistência presencial de pacientes intoxicados. Além disso, o CIAVE realiza análises toxicológicas de urgência, identifica animais peçonhentos e plantas venenosas, mantém e distribui antídotos e soros antipeçonhentos para a rede pública estadual de saúde. Localizado na Rua Direta do Saboeiro, o Centro é único da Bahia e atende uma média de 7,5 mil ocorrências tóxicas por ano.

Hospital Roberto Santos

Foto: Divulgação
E dois dos principais hospitais de Salvador estão localizados no bairro do Cabula. Um deles é o Hospital Geral Roberto Santos, localizado na Rua Direta do Saboeiro. De caráter assistencial, a unidade é referência em mais de dez especialidades. Algumas delas são: serviços de emergência, hemorragia digestiva, nefrologia, pediatria, clínica médica, cirurgia buço-maxilo-facial, cirurgia geral, neurocirurgia, cirurgia pediátrica e neonatal e maternidade de alto risco.
O hospital é o maior hospital público da Bahia. Em 2002, inaugurou o Alojamento Mãe Canguru, com a implantação da filosofia do Método Canguru, com o intuito de melhorar a assistência humanizada aos bebês prematuros e/ou de baixo peso e sua família.
Inaugurado em março de 1979, o HGR conta com 640 leitos e atende, diariamente, 850 pacientes no ambulatório de múltiplas especialidades. Realiza, mensalmente, cerca de 120 mil procedimentos ambulatoriais e 1,3 mil internamentos, e 3500 partos anualmente. A média de atendimentos nas emergências obstétrica, pediátrica e de adulto é de 560 pacientes por dia.
Este ano, o hospital inaugurou uma nova unidade de bioimagem, com um novo aparelho de ressonância magnética, que possui alta tecnologia para maior precisão no diagnóstico dos pacientes. Essas novas aquisições são importantes porque o hospital atende 80% da demanda neurológica da Bahia.

Hospital Juliano Moreira

Foto: Divulgação
Foi fundado em 1874, na época com o nome de Asylo São João de Deus, passando a se chamar Hospital Juliano Moreira apenas em 1936. É um hospital psiquiátrico e de saúde mental e está situado na Avenida Edgar Santos. A unidade é referência na assistência, na atenção psicossocial e na execução das políticas públicas em Saúde Mental na Bahia e na região nordeste.
O objetivo do hospital é recuperar e melhorar a qualidade de vida dos seus usuários, com vistas à restauração da sua cidadania e reintegração à sociedade. Os atendimentos são feitos exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade atende tanto pacientes da capital, quanto os que são encaminhados do interior do estado.
Para os casos em que é necessária a internação em regime integral, classificada como de média complexidade, há uma disposição de 122 leitos ativos, sendo o único hospital da capital com leitos SUS para atendimento à população feminina. Desses 122 leitos, 38 são ocupados por pacientes de longa permanência, cujo período de institucionalização varia de 01 a 40 anos.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais