Viver Cabula

Complexos viários melhoram a mobilidade no Cabula

Acesso ao bairro sofreu muitas melhorias há cerca de quatro anos, com a implantação da Via Expressa Baía de Todos os Santos

Especial de Conteúdo

Oferecimento
Uma dos atrativos para novos moradores no Cabula é a facilidade de mobilidade que o bairro vem ganhando nos últimos anos. A melhora no transporte público, as duas estações do metrô que foram instaladas nas proximidades do bairro e as obras viárias na região da Avenida Paralela e na Rótula do Abacaxi ajudaram a tornar o Cabula um dos bairros mais procurados para morar.

O acesso ao bairro sofreu muitas melhorias há cerca de quatro anos, com a implantação da Via Expressa Baía de Todos os Santos. A nova via possui 10 faixas de tráfego e 4,3 quilômetros, garantindo um trânsito mais fluído. Além disso, a Via Expressa também facilitou a ligação do bairro com outras regiões da cidade, como o Comércio e a Cidade Baixa.

Além disso, o complexo de viadutos construído na região do Acesso Norte ajudou a organizar o tráfego de veículos, facilitando o deslocamento dos moradores do Cabula para regiões como as avenidas Paralela, Luís Eduardo Magalhães, Barros Reis e Bonocô, além do Iguatemi e a Pituba.

A própria localização do bairro facilita o desvio em lugares onde o tráfego de veículos esteja maior. Por possuir saída para o Retiro, Avenida Paralela e Rótula do Abacaxi, o bairro permite o uso de vias alternativas para conseguir se deslocar e fugir do engarrafamento, quando necessário.

Foto: Divulgação / GOV BA

Viaduto Imbuí-Narandiba

Mas não é apenas na região do Acesso Norte que houve intervenções na mobilidade do bairro. Um Complexo Viário inaugurado na região de Narandiba também tem facilitado a saída dos moradores do bairro, principalmente quem vai precisar passar pela Avenida Paralela ou possui como destino os bairros do Imbuí e da Boca do Rio.

O viaduto possui três faixas no mesmo sentido e uma descida que direciona os motoristas para a Avenida Paralela, no sentido Centro-Aeroporto. Os moradores que desejam ter acesso a essa via podem seguir pela Rua Silveira Martins, depois seguir pela Avenida Edgar Santos.

Metrô e estação de transbordo

Para quem não tem carro, a mobilidade no Cabula foi facilitada pelas estações de metrô instaladas na região. Nas proximidades dos bairros de Narandiba e Cabula VI fica a Estação de Metrô do Imbuí, que ajuda ainda mais na mobilidade dos moradores da região.

Já no Acesso Norte, onde acontece a integração entre as linhas 1 e 2 do metrô, os moradores do bairro contam com outra estação de metrô e com uma estação de transbordo, com diversas opções de linhas de ônibus. Na estação, é possível pegar ônibus que vão para bairros como Nazaré, Ribeira e Barroquinha.