Viver Cabula

Estrada das Barreiras oferece opções de lojas e serviços para os moradores da região

Via é uma espécie de espinha dorsal da região, ligando o Cabula na região da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) até a Rua Direta do Beiru

Especial de Conteúdo
- Atualizada em
Oferecimento

A Estrada das Barreiras é hoje uma das principais ligações entre o Cabula e outros tantos bairros daquela região, a exemplo da Mata Escura, Sussuarana, Tancredo Neves e Engomadeira. Por ali, inúmeras pessoas transitam todos os dias, tendo como destino diferentes partes da cidade, seja em transporte público ou em seu veículo privado.

No início do século XX, o lugar já foi chamado de Estrada dos Bois, pois o gado que vinha da BR- 324 para o Matadouro do Retiro passava por ali. Hoje ela é uma espécie de espinha dorsal da região, ligando o Cabula na região da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) até a Rua Direta do Beiru. Durante sua extensão, é possível ingressar em inúmeras ruas, vielas e travessas e perceber a existência de grande quantidade de conjuntos habitacionais.

Foto: Reprodução/ Google Maps

E as pessoas que moram na região da Estrada das Barreiras não estão desassistidas de serviços e lojas. É possível encontrar todo o tipo de loja nessa via, desde pequenos negócios até grandes marcas e franquias. Serviços também não faltam na região, e vão desde clínicas veterinárias até agências bancárias.

Supermercados

Em se tratando de hipermercados, três grandes nomes são referências naquela região. Ao lado da Uneb é possível encontrar uma unidade do Hiperbompreço. O Atakadão Atakarejo fica localizado ao lado da entrada da Engomadeira e o GBarbosa está situado próximo ao bairro Barreiras, já na etapa final da via. Durante todo o trajeto, outros pequenos mercados são encontrados e servem de opção para quem mora na região. Assim, é possível comprar qualquer tipo de produto para a dispensa sem precisar ir muito longe.

Farmácias

Algumas farmácias e drogarias também possuem uma loja na Estrada das Barreiras e podem atender aos moradores da região quando precisarem. Dentre as redes de farmácias e drogarias que estão localizadas naquela área encontramos a Farmácia Sant’Ana, a Farmácia Universo, a Farmácia do Trabalhador e a Farmácia Popular.

Lojas e restaurantes

A Estrada das Barreiras conta ainda com uma variedade de lojas e restaurantes. Há lojas de roupas, calçados, de peças automotivas, vidraçaria e lojas de móveis. O que não faltam são opções para repor o estoque ou renovar o guarda-roupa quando precisar.

Quando o assunto é alimentação, há uma variedade de restaurantes e lanchonetes. A Subway é uma opção conhecida para quem quer fazer um lanche durante as compras ou a caminho de casa. Mas há alternativas durante todo o trajeto da Estrada das Barreiras, tais como a Churrascaria Bode na Brasa, Bar Recanto do Tio Ivan, Tradição Delicatessen e o Restaurante Tok Natural.

Religiosidade

Templos, igrejas e terreiros convivem juntos ao longo da Estrada das Barreiras. Há casas representantes das religiões Batista, Adventista, Candomblé, Católica, Espiritismo, Testemunha de Jeová e Assembleia de Deus. Isso garante que quem mora na região não precise se deslocar muito para continuar vivenciando sua espiritualidade, não importando qual seja a sua crença.

Serviços

Para quem precisa realizar alguma transição bancária, na Estrada das Barreiras você encontra agências da Caixa Econômica Federal e do Bradesco. As transações de outras agências podem ser feitas no Banco 24 Horas que existe na região ou dentro dos hipermercados. Outros serviços encontrados na Estrada das Barreiras são salão de beleza, barbearias e pet shops.