Viver Cabula

Hospital Roberto Santos oferece ambulatório com mais de 100 especialidades

Hospital possui 640 leitos e atende, diariamente, 850 pacientes no ambulatório de múltiplas especialidades

Especial de Conteúdo


Oferecimento
Inaugurado em 5 de março de 1979, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) é uma das principais unidades de saúde da capital baiana. Ele é um hospital de grande porte, que faz atendimentos de alta complexidade e de caráter assistencial. Além disso, ele é referência em muitas áreas, tais como os serviços de emergência, hemorragia digestiva, nefrologia, pediatria, clínica médica, cirurgia buço-maxilo-facial, cirurgia geral, neurocirurgia, cirurgia pediátrica e neonatal, maternidade de alto risco, entre outras especialidades médicas.

Ele possui 640 leitos e atende, diariamente, 850 pacientes no ambulatório de múltiplas especialidades. Mensalmente, são feitos cerca de 120 mil procedimentos ambulatoriais e 1,3 mil internamentos. Além disso, o hospital é responsável por 3.500 partos anuais, com uma média de 560 pacientes nos atendimentos nas emergências obstétricas, pediátricas e de adulto.

Foto: Reprodução

O Hospital Geral Roberto Santos está localizado na Rua Direta do Saboeiro. Em 2002, a unidade de saúde inaugurou o Alojamento Mãe Canguru, com a implantação da filosofia do Método Canguru, com o intuito de melhorar a assistência humanizada aos bebês prematuros e/ou de baixo peso e sua família.

Áreas de atuação
O Hospital Roberto Santos possui uma vasta área de atendimentos. Dentre os atendimentos prestados estão os serviços de cirurgia geral, pediátrica, plástica, torácica e vascular.

Além disso, o hospital presta atendimento nas seguintes áreas: anestesiologia, cardiologia, clínica médica, dermatologia, endoscopia, fisioterapia, gastroenterologia, ginecologia e obstetrícia, infectologia, medicina intensiva, nefrologia, neurologia, odontologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, patologia, pediatria, psiquiatria, radiologia e urologia.

Ambulatório
O ambulatório do Hospital Geral Roberto Santos oferece a possibilidade de atendimento em 103 especialidades. A prioridade para este serviço é para pacientes egressos da própria instituição. Contudo, a unidade possibilita a consulta e procedimentos em diversas áreas. As áreas com mais facilidade de marcação são a dermatologia, psicologia, psiquiatria, fisioterapia e cirurgia plástica.

Para o agendamento é necessário estar em posse do RG, cartão do SUS e comprovante de residência. Além disso, a unidade pede o telefone de contato e a solicitação médica.

UTI neurológica
Uma das principais especialidades do Hospital Roberto Santos é a área da neurologia, sendo que ele é responsável por 80% da demanda da especialidade na Bahia. A UTI neurológica do hospital possui uma área de 307 m² e uma oferta de 10 leitos de terapia intensiva.

Este ano, o hospital inaugurou uma nova unidade de bioimagem, com um novo aparelho de ressonância magnética, que possui alta tecnologia para maior precisão no diagnóstico dos pacientes, realizando mais de 200 exames por mês. No total, a unidade realiza quase 1.700 exames de tomografia e ressonância por mês.