A Conder é responsável por fazer a gestão e execução de obras e projetos da política de desenvolvimento urbano e habitacional. O atual presidente da empresa pública é José Lúcio Lima Machado.

Funções estratégicas
Mas você sabe realmente o que a Conder faz? O órgão é responsável pela produção e execução de projetos nas áreas de desenvolvimento urbano integrado, mobilidade, requalificação urbana, equipamentos urbanos, resíduos sólidos, soluções e informações geoespaciais, habitação extensiva e edificações públicas.
Desenvolvimento urbano: responsável por adequar o ambiente por meio de ações integradas, possibilitando a convivência comunitária com qualidade, respeitando os direitos de cidadania e políticas sociais.
Mobilidade: promove o acesso ao espaço urbano, priorizando os modos de transporte coletivo e não motorizados de maneira efetiva, por meio de projetos de transporte e circulação.
Requalificação urbana: aperfeiçoa as condições de habitabilidade e desenvolvimento social e econômico.
Equipamentos urbanos: faz a instalação e manutenção de equipamentos de uso público.
Habitação extensiva: é responsável pela construção de habitações com rede de infra-estrutura e equipamentos urbanos necessários para a moradia.
Edificações públicas: executa obras e serviços de implantação e qualificação de edifícios públicos.
Criação e mudanças ao longo do tempo
O órgão foi criado em 1967 com o nome de Conselho de Desenvolvimento do Recôncavo. A partir de 1970, ele passou a atuar na “área metropolitana de Salvador”. Com o estabelecimento das regiões metropolitanas pelo Governo Federal, a Conder foi redimensionada, passando a se chamar Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Salvador, em 9 de julho de 1974.
Veja mais
A partir do dia 30 de dezembro de 1998, a Conder passou a ser responsável pelas políticas governamentais responsáveis pelos conjuntos habitacionais e expansão urbana na Bahia. Isso aconteceu devido à extinção da Habitação e Urbanização do Estado da Bahia S/A (Urbis). Com essa mudança, a Conder passou a ser chamada de Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, seu atual nome.
Em 2009, a Conder passa por uma nova mudança. Suas atribuições de gestão metropolitanas sobre a Região Metropolitana de Salvador passaram para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (SEDUR).