Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Prefeitura-Bairro facilita a vida dos moradores do Cabula

Moradores do bairro agora podem resolver muitos dos serviços burocráticos próximos de sua casa

Redação iBahia • 24/09/2017 às 21:38 • Atualizada em 29/08/2022 às 14:36 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Oferecimento
O modelo de descentralizar os serviços municipais, adotados pela Prefeitura de Salvador, pode causar confusão na população. Mas a solução encontrada pela administração municipal foi prática: a criação de um local, semelhante ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que pudesse reunir todos esses serviços e viabilizar que o soteropolitano resolvesse seus problemas em seu bairro mesmo ou em regiões próximas. Foi assim que surgiu a Prefeitura-Bairro.

A divisão desse serviço aconteceu por Região Administrativa. Dessa maneira, os moradores do Cabula agora podem resolver muitos dos serviços burocráticos próximos de sua casa, já que a sede da Prefeitura-Bairro que atende a região fica no próprio Cabula, na Rua Silveira Martins, ao lado da Vivo. Essa sede atende as demandas da Região Administrativa Cabula e Tancredo Neves.

Foto: Divulgação

Serviços

A maioria dos serviços municipais é atendida na Prefeitura-Bairro do Cabula. É possível fazer o cadastramento para o Bolsa Família, Casa Legal e solicitações de limpeza e tapa-buracos. Além disso, há um posto do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (Simm), facilitando a vida de quem está em busca de um emprego.

Para recarregar o SalvadorCard, seja ele Cartão Estudantil ou Bilhete Avulso, não é mais preciso ir a uma das sedes do órgão. Agora, basta se deslocar até a Prefeitura-Bairro do Cabula que lá haverá uma máquina de autoatendimento. Além disso, a sede da Prefeitura-Bairro que fica no Cabula está realizando cadastro no programa Salvador Primeiro Passo e Sistema Único de Saúde (SUS).

O local disponibiliza também uma gama de serviços externos da Prefeitura, como INSS, Tribunal de Justiça, Junta Militar e Coelba. E essa parceria com órgãos externos está se ampliando ainda mais. Recentemente, após um termo de cooperação técnica entre o Município e a Superintendência Regional do Trabalho, as sedes descentralizadas da Prefeitura passaram a fazer também a Carteira de Trabalho.

Recadastramento biométrico

As sedes das Prefeituras-Bairro passaram também a realizar o recadastramento biométrico, após uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Em tempos de recadastramento biométrico obrigatório e de longas filas na sede do TRE-BA no Centro Administrativo da Bahia (CAB), poder realizar esse serviço próximo de casa é um grande avanço. E essa é mais uma vantagem para os moradores do Cabula.

E mais novidades podem vir por aí. “Estamos em ajustes finais para começar uma parceria com o Sebrae, para a implantação da Sala do Empreendedor nas dez prefeituras-bairros. É um momento de consolidação do modelo, seja na capacitação dos nossos 323 servidores para dar um atendimento de mais qualidade, seja na discussão interna do tempo de resposta para o cidadão, e buscando novos parceiros”, revelou o diretor-geral das Prefeituras-Bairro, Júnior Magalhães, durante entrevista à Tribuna da Bahia em maio deste ano.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais