Viver Cabula

Principal via do Cabula é destaque por sua variedade de lojas e serviços

Rua Silveira Martins tem cinco quilômetros e se tornou uma das mais importantes do bairro

Especial de Conteúdo

Oferecimento
Cinco quilômetros. Esse é o tamanho da Rua Silveira Martins, no bairro do Cabula. A via é a principal do bairro e faz a ligação entre a Rótula do Abacaxi e a Avenida Paralela. E essa importante localização fez com a que a via, nos últimos anos, aumentasse cada vez mais o numero de lojas, farmácias, supermercados e outros serviços.

Além de servir de ligação entre as duas vias citadas acima e de entrada para muitos outros bairros da região, a Rua Silveira Martins também permite que a população do bairro realize praticamente todo tipo de serviço no lugar. E isso se intensificou ainda mais com a chegada de uma unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), no Shopping Bela Vista, e da sede da Prefeitura-Bairro, próximo ao call center da Vivo.

Shopping e lojas

O que não falta na Rua Silveira Martins são opções de locais onde fazer suas compras. São lojas de roupas, sapatos, acessórios e variedades espalhadas pelos cinco quilômetros da principal via do Cabula. Além do Shopping Bela Vista, que fica logo após o fim da rua, há outros três shoppings espalhados pela via.

Foto: Reprodução/ Google Maps

E nesses shoppings é possível realizar compras em lojas de roupas, calçados e artigos de
perfumaria, por exemplo. Mas outros tantos serviços também estão prestados nesses centros de compras, como clínicas oftalmológicas, salões de beleza e pet shops. E para quem está com fome, os estabelecimentos oferecem ainda opções de locais onde fazer um lanche, almoçar ou mesmo jantar.

Grandes marcas

Com o aumento da movimentação e do comércio na Rua Silveira Martins, muitas marcas
acabaram abrindo uma filial no Cabula. Assim, os comerciantes locais viram a competitividade aumentar ainda mais na região. Uma dessas lojas de grande nome que se estabeleceu no bairro foi a Subway, que abriu uma unidade próxima à entrada do bairro do Pernambués ainda no ano de 2013.

Mas a Subway não foi a única marca atraída para a região. Na Rua Silveira Martins é possível encontrar uma unidade das lojas de eletrodomésticos Casas Bahia e Ricardo Eletro. Há também uma unidade da Lojas Americanas, do Hiper Bompreço e da Farmácia Pague Menos.

Serviços

A chegada da Prefeitura-Bairro na via facilitou em muito a vida dos moradores do Cabula que antes precisavam ir até uma unidade do SAC – que não tinha na região na época – para
resolver os seus problemas. Agora, na Prefeitura-Bairro é possível tirar carteira de trabalho, fazer o recadastramento biométrico, recarregar o Salvador Card, resolver problemas com o INSS e fazer a maioria dos serviços municipais.

Mas se o cidadão não conseguir resolver o seu problema na Prefeitura-Bairro, ele pode se
dirigir até o final da Rua Silveira Martins e ir a unidade do SAC que está localizada dentro do Shopping Bela Vista.

Mas se a necessidade do morador for resolver algum problema bancário, só haverá
necessidade de sair do Cabula se a sua conta for de uma agência bancária que não está
localizada no bairro. Isso porque a Rua Silveira Martins agora é abastecida por agências
bancárias dos mais diversos bancos – Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Caixa
Econômica Federal.

Educação

É também na principal via do Cabula que muitas instituições de ensino estão localizadas. E não apenas escolas. A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) tem o seu campus localizado entre a Rua Silveira Martins e a Avenida Edgar Santos. Além disso, é também nessa rua que foi inaugurado há alguns anos um campus da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Além das faculdades, muitas escolas de nome estão situadas na principal via do bairro.
Próximos à Uneb estão localizados os colégios São Lázaro, Vitória Régia e Ômega. Durante toda a extensão da rua outros colégios, como o Favo e o Resgate, também geram fluxo de estudantes para a região – dentre moradores do Cabula e de bairros mais afastados.