Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Religioso? Conheça algumas das igrejas católicas do Cabula

Uma das opções para os soteropolitanos é a Paróquia Nossa Senhora do Resgate, criada em 1983 pelo então Arcebispo Primaz D. Avelar Brandão Vilela

Redação iBahia • 29/09/2017 às 14:22 • Atualizada em 26/08/2022 às 19:35 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Oferecimento

Mais da metade da população soteropolitana é católica romana. Mesmo que nem todos
frequentem regularmente a igreja, há quem goste de morar perto desses monumentos
religiosos. Tem gente que se desloca até bairros distantes para assistir a uma missa, enquanto outros preferem assistir missa próxima de onde mora.

E uma das opções para os soteropolitanos é a Paróquia Nossa Senhora do Resgate, no bairro do Cabula. Ela foi criada em 20 de janeiro de 1983 pelo então Arcebispo Primaz D. Avelar Brandão Vilela. Antes, pertencia à Paróquia de São Gonçalo do Retiro. Com um cronograma de atividades cheio, a paróquia possui atividades todos os dias. A Capela Divina Misericórdia, por exemplo, tem uma agenda de atividades intensa. Localizada na Rua Numa Pompílio Bittencourt, no Jardim Brasília, a capela tem atividades religiosas de segunda à sexta-feira.

Leia mais:

Foto: Reprodução/ Google Maps

Na Capela São Judas Tadeu, situada na Rua Thomaz Gonzaga, a celebração eucarística acontece na primeira quarta-feira do mês. A terceira capela da Paróquia fica localizada na Rua Nossa Senhora do Resgate, próxima ao final de linha do Resgate, e é a única das três que possui atividades aos sábados.

Mas a diversidade de opções para os católicos no bairro do Cabula não se restringe a Paróquia Nossa Senhora do Resgate. A Igreja Ceia do Senhor e Santo André Apóstolo também disponibiliza de missas mais de uma vez na semana. E o religioso pode assistir a missas no domingo de manhã e nas noites de segunda e quinta-feira. Ela está localizada na Rua Teódulo de Albuquerque, no Cabula VI.

Paróquia de São Gonçalo do Retiro

Outra grande Paróquia que atua na região é a de São Gonçalo do Retiro. A Paróquia abriga 29 Comunidades Eclesiais de Base na região do Cabula e também no bairro do Retiro. Ela está situada na Rua São Gonçalo e foi criada pelo Dom Eugênio Araújo Cardeal Sales, em 29 de setembro de 1966. A Paróquia de São Gonçalo do Retiro gerou outras três paróquias para a Arquidiocese: Nossa Senhora do Resgate (1983), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Mata Escura (1987) e Ceia do Senhor – Cabula VI (2009).

E esta paróquia tem como objetivo, principalmente, a evangelização, a formação de Comunidades Eclesiais de Base, a diversificação dos ministérios e a pastoral vocacional. As Comunidades Eclesiais de Base estão localizadas nos bairros São Gonçalo do Retiro, Cabula, Engomadeira, Tancredo Neves, Arenoso e BR 324.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais