Viver Lauro de Freitas

Praia, centro e ‘jeito de interior’: conheça os principais bairros de Lauro de Freitas

Alguns são conhecidos dos turistas pelas praias, outros se destacam pela proximidade com o centro e pela grande oferta de serviço

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
Desde 2015 Lauro de Freitas passou a ser dividido em 19 bairros. Alguns são conhecidos dos turistas pelas praias, outros se destacam pela proximidade com o centro e pela grande oferta de serviço.

Por falar em praias, os principais bairros da cidade são Vilas do Atlântico, Buraquinho e Ipitanga. Há anos, era muito mais comum ter uma casa de veraneio nessas localidades do que morar em alguma delas, que atraíram moradores da capital Salvador que buscavam, nos finais de semana, a tranquilidade a beira mar.
Foto: Divulgação / Prefeitura Lauro de Freitas
Anteriormente, Vilas era um condomínio de luxo, construído na década de 70 pela Odebrecht, e hoje já é oficialmente um bairro, com toda estrutura de mercados, bancos, escolas, restaurantes e farmácias. Vizinho a Vilas, Ipitanga tem a tranquilidade de uma cidade de veraneio, próximo a áreas com forte comércio.

Saindo da zona litorânea, os principais bairros de Lauro de Freitas são Itinga, Portão, Areia Branca e Centro. O primeiro nasceu na década de 70 fruto do investimento em loteamentos populares e conjuntos habitacionais. Atualmente, possui mais de 70 mil habitantes, o que representa mais da metade da população de Lauro de Freitas.

Itinga se caracteriza por possuir prédios com poucos andares, casas com muro baixo e mata preservada, o que mantém um clima de interior apesar do seu grande número de habitantes. Um dos pontos de destaque do bairro é o centro de treinamento do Esporte Clube Bahia, o Fazendão.

Depois de Itinga, o segundo maior bairro em população é Portão, separado do Centro apenas pela Estrada do Coco. O centro de Lauro, como a maioria das regiões centrais do Brasil, é marcado pela forte presença do comércio popular. Também é no que está localizada a prefeitura municipal.