Viver Vitória da Conquista

Agosto Dourado: Em Vitória da Conquista, série de ações promovem o aleitamento materno

Uma parceria entre a Vigilância Nutricional da Secretaria Municipal de Saúde e o Banco de Leite do Hospital Esaú Matos, busca dialogar e incentivar a amamentação

Redação iBahia
- Atualizada em

Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!". Esse é o tema da semana mundial do aleitamento materno, que vai até a próxima quarta-feira (7). No Brasil, o período de conscientização vai além e durando todo o mês de agosto. O Agosto Dourado promove uma série de ações de promoção, proteção e apoio a causa.

Em Vitória da Conquista, uma parceria entre a Vigilância Nutricional da Secretaria Municipal de Saúde e o Banco de Leite do Hospital Esaú Matos, busca dialogar e incentivar a amamentação exclusiva com leite materno durante os primeiros meses de vida.

Foto: Divulgação / Prefeitura Vitória da Conquista
Neste ano, os pais também são alvo principal da campanha. No próximo dia 9, haverá um encontro com um café da manhã no Banco de Leite do Esaú Matos com o lema "um papo de homem para homem". "Tentamos envolver ao máximo desde o companheiro até toda a família", destaca Audrey Marins coordenadora do Banco de Leite do hospital
Foto: Divulgação
A campanha também fará o cadastramento de novas doadoras para o Banco de Leite, que acontecerá durante os encontros de mães e gestantes com a presença da médica pediatra Dra. Aline Andrade. No dia 8 de agosto, o encontro será nas unidades de saúde Urbis V, pela manhã, e Urbis VI, pela tarde, e no dia 13 no Pradoso. O encontro também acontecerá no dia 14, à tarde, no Conveima e no dia 22, à tarde, na Igreja São Mateus no bairro Miro Cairo.
Foto: Divulgação
Até o momento, a campanha já promoveu o "Melodias Douradas", na ala materno infantil da unidade, com entrega de convites para oficina de amamentação paterna para os acompanhantes das mães internas, e uma blitz informativa no centro da cidade.

Mamaço

O "Mamaço" é o ponto alto do "Agosto Dourado", que visa conscientizar a população e fortalecer as mães sobre o direito de amamentar em qualquer lugar. Em 2018, de acordo com Audrey, a ação reuniu cerca de 250 mães, e o objetivo desse ano é aumentar o número.

Banco de Leite

No Hospital Esaú Matos, o banco de leite atende mães de bebês internados no local, mas também atende uma demanda externa. "Mulheres que procuram a gente para fazer doação e mães que vão procurar ajuda e informação sobre amamentação", explicou a coordenadora.