Xô Mosquito

Como identificar as larvas do mosquito da dengue e o que fazer para eliminá-las?

Larva é o primeiro estágio da vida aquática de um mosquito Aedes aegypti

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
Quando o assunto é prevenção da Dengue, muito se fala sobre o que fazer para eliminar as chances da criação de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, além da Zika e Chikungunya. No entanto, você sabe como  identificar as larvas do mosquito e  eliminá-las?

A larva é o primeiro estágio da vida aquática de um mosquito Aedes aegypti. Ela varia de dois a seis milímetros, é ativa, ou seja, movimenta-se na água e é fácil de ser visualizada. 

Uma dica para reconhecer se as larvas são do mosquito Aedes Aegypti é através da luz. De acordo com a Fiocruz, os mosquitos que transmitem a Dengue têm fotofobia, ou seja, eles fogem da luz. Por isso, uma saída eficiente pra tirar a dúvida é usar uma lanterna para iluminá-las. Se elas fugirem, é porque são larvas do Aedes Aegypti.

Encontrei uma larva: o que fazer?

É bem simples. Lembre-se que as larvas não sobrevivem em ambientes secos, por isso basta virar a água no chão, onde tenha terra ou grama. 

Após virar o recipiente, é preciso limpá-lo. Para isso, passe uma esponja, o que te ajudará a soltar os ovos do mosquito que estejam grudados nas paredes do recipiente, e mantenha-o seco. Verifique as condições deste recipiente uma vez por semana.