Xô Mosquito

Dengue: as principais dúvidas e respostas sobre o assunto

Mais do que nunca é importante que a população esteja bem informada sobre a doença

Especial de Conteúdo

Oferecimento
A Bahia vive uma situação de alto risco em relação a Dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. De acordo com o último Boletim Epidemiológico de Arboviroses da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), que abrange o período de 29 de dezembro de 2019 a 13 de junho deste ano, o estado possui um coeficiente de incidência de 408,6 casos a cada 100 mil habitantes, o que indica o alto risco, segundo classificação do Ministério da Saúde. 

Dessa forma, mais do que nunca é importante que a população esteja bem informada sobre a doença para que, assim, consiga frear a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Por isso, separamos as principais dúvidas sobre a arbovirose para você se informar e, principalmente, se cuidar:

-  De que forma a dengue é transmitida?

Essa é a primeira coisa que devemos saber sobre a doença, já que é através desse conhecimento que poderemos evitar a disseminação. A dengue é transmitida pela picada do Aedes Aegypti. Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas.

- Quanto tempo depois de ser picado aparece a doença?

Se o mosquito estiver infectado, o período de incubação varia de 3 a 15 dias, sendo em média de 5 a 6 dias.

- Quais são os primeiros sintomas da dengue?

Os sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares.

- Como evitar a transmissão?

A melhor forma de conter a transmissão da dengue é evitando a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada em locais que podem virar possíveis criadouros, como vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

- Existe medicamento específico para combater ou prevenir a doença?

Não existem medicamentos específicos para combater o vírus ou prevenir que a pessoa adoeça. Toda pessoa com suspeita de dengue deve procurar um serviço de saúde.

- Quem pegou dengue a primeira vez pode contrair outras vezes?

Ao contrair dengue, a pessoa fica imunizada permanentemente para aquele sorotipo do vírus, mas não para os outros. Dessa forma, uma mesma pessoa pode ter dengue até quatro vezes.

- O mosquito da dengue pode transmitir outras doenças?

Sim, o Aedes Aegypti pode transmitir outras arboviroses como Chikungunya e Zika.

- Animais domésticos como cachorros e gatos podem ser infectados?

Não, o vírus da dengue atinge apenas os primatas.

- O contato com outra pessoa com dengue pode transmitir a doença?

Não. O vírus só é repassado para o indivíduo através da picada da fêmea do Aedes aegypti infectada.

- A dengue é uma doença que pode matar?

Sim. Em alguns indivíduos a dengue pode evoluir para uma forma mais grave, a febre hemorrágica, que poderá levar o indivíduo a óbito.