Xô Mosquito

Temperaturas mais baixas do inverno podem ajudar no combate ao mosquito da Dengue

Mosquito se prolifera com mais intensidade durante as estações mais quentes do ano

Especial de Conteúdo

Oferecimento
O mosquito Aedes Aegypti, conhecido como mosquito da Dengue, se prolifera com mais intensidade durante as estações mais quentes do ano. Por conta disso, é comum que a população se preocupe mais e tome mais cuidado com o mosquito durante este período. 

No entanto, ele é capaz de proliferar até no inverno, já que, apesar de ser uma estação mais seca, ainda há chuvas esporádicas que podem acumular água e, com isso, a criação de focos do mosquito. Nesses casos, é necessário redobrar a atenção com a doença. 

Especialistas, como Fabiano Duarte Carvalho, autor do artigo ‘’Por que o Aedes aegypti pode ser considerado uma espécie de sucesso?’, defendem que é justamente nessa época de temperatura mais baixas que as medidas de controle podem ser mais eficazes. Isso porque é nessa estação que  o ciclo reprodutivo do mosquito fica mais lento e, dessa forma, as ações voltadas para o combate terão um impacto maior.

O cuidado para evitar a criação de focos do mosquito deve se manter presente neste período do ano especialmente em cidades do interior da Bahia, onde as temperaturas tendem a cair mais.